11/06/2025 17:27 -
11/06/2025 17:27 -
COMISSÃO APROVA PENA MAIOR PARA HOMICÍDIO COMETIDO POR QUEM DIRIGIR EM VELOCIDADE ALTA PERTO DE ESCOLA. A REPÓRTER CLARA LISBOA TEM OS DETALHES DA MEDIDA.
A Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados aprovou proposta que classifica como agravante para crimes de lesão corporal e homicídio culposo no transito o ato de dirigir em velocidade maior que o permitido, quando a infração ocorrer perto de escolas, hospitais e locais de embarque e desembarque de passageiros. Segundo o projeto, a pena prevista poderá ser dobrada.
Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro estabelece de dois a quatro anos de prisão como pena para o crime de homicídio culposo no trânsito. Para lesão corporal, pode ser aplicada pena de seis meses a dois anos de prisão.
O texto aprovado foi a versão elaborada pelo relator, deputado Zé Trovão (PL-SC), para o projeto (PL 3901/23) do deputado Alberto Fraga (PL-DF).
Para o relator, a medida é necessária para conscientizar a população sobre a gravidade do ato de dirigir acima da velocidade em áreas com grande fluxo de pedestres.
“Esse projeto a gente visa colocar uma regra cada vez mais dura, para que o brasileiro entenda o seguinte, cara, isso aqui não é mais uma penalidade qualquer, isso aqui vai se tornar crime agora. Se você cometer isso aqui você vai ser preso, vai pagar na cadeia por isso. Porque a gente não pode ter crianças todos os dias sofrendo esse tipo de violência de um mal condutor sendo visto como algo pequeno. É muito grave isso.”
A proposta que torna agravante o ato de dirigir acima da velocidade em áreas com grande fluxo de pedestres ainda deverá passar pela Comissão de Constituição e Justiça, antes de ser votada pelo Plenário da Câmara.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Clara Lisboa.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.