11/06/2025 20:10 -
11/06/2025 20:10 -
PRESIDENTE DA CÂMARA AFIRMA QUE BRASIL E JAPÃO PODEM LIDERAR TRANSIÇÃO ENERGÉTICA GLOBAL. O REPÓRTER LUIZ GUSTAVO XAVIER ACOMPANHOU A SOLENIDADE.
Em sessão solene sobre os 130 anos do Tratado Brasil-Japão e 117 da imigração japonesa no Brasil, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que os dois países podem liderar a transição energética global. Ele destacou que, na área de energias renováveis, o Brasil possui recursos abundantes, e o Japão domina tecnologias avançadas.
“O etanol brasileiro pode ajudar o Japão a reduzir sua dependência de combustíveis fósseis. Nossa biomassa pode gerar energia limpa para o mundo.”
O presidente também citou o primeiro deputado de origem japonesa no Brasil, Yukishigue Tamura, que tomou posse no Parlamento em 1955. Tamura também foi o primeiro político nissei eleito para cargos legislativos fora do Japão.
A princesa Kako de Akishino celebrou os laços de amizade entre os dois países. Ela destacou a cooperação entre os dois países em diversas áreas.
“Sinto que os esforços de cada um dos descendentes contribuíram ainda mais para aprofundar a relação de amizade entre os dois países.”
O deputado Luiz Nishimori (PSD-PR), que sugeriu a solenidade, afirmou que o fortalecimento dessa relação de amizade gerou bons frutos e hoje a comunidade nipo-brasileira está perfeitamente integrada à sociedade brasileira. Segundo Luiz Nishimori, o intercâmbio entre os Brasil e Japão tem sido positivo para o nosso País.
Já a representante do Ministério das Relações Exteriores, a diplomata Susan Keebank, afirmou que o elo entre os dois países projeta o Brasil e Japão como parceiros globais.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Luiz Gustavo Xavier
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.