05/06/2025 17:01 - Relações Exteriores
Radioagência
Parlamentares do BRICS defendem multilateralismo e estrutura permanente de intercâmbio entre parlamentos
PARLAMENTARES DO BRICS DEFENDEM MULTILATERALISMO E ESTRUTURA PERMANENTE DE INTERCÂMBIO ENTRE PARLAMENTOS. A REPÓRTER PAULA MORAES ACOMPANHOU.
Defesa do multilateralismo, da soberania econômica, da democracia, da inclusão de populações vulneráveis e de uma estrutura permanente de intercâmbio marcaram as falas dos parlamentares que participaram de sessão de trabalho do 11º Fórum Parlamentar do Brics, que discutiu uma cooperação interparlamentar do Brics mais forte e duradoura.
O presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União-AP), foi quem coordenou o debate. Ele defendeu “coesão e eficiência” na cooperação parlamentar para implementar uma agenda comum.
“Aprimorando, a todo instante, métodos de trabalho para fortalecer o diálogo entre os nossos parlamentos. Nesse campo, vale mencionar o êxito e a relevância de novos formatos de cooperação interparlamentar no âmbito do Brics, a exemplo do fórum de mulheres parlamentares, do fórum dos jovens parlamentares, e das reuniões de presidentes de comissões de relações exteriores.”
A vice-presidente do parlamento cubano, Ana María Mari Machado, defendeu uma reforma necessária no atual sistema financeiro mundial, com colaboração legislativa entre os membros do Brics.
“Nossa responsabilidade como legisladores será contribuir para a solução dos problemas que nos afetam, criar mecanismos legais para proteger a soberania econômico-financeira de nossos Estados, promover o desenvolvimento das operações interbancárias e ajudar a aumentar a participação da moeda nacional nos pagamentos mútuos.”
Om Birla, presidente da Câmara Baixa do Parlamento da Índia, defendeu um Brics mais justo e centrado nas pessoas. Disse também que a democracia é incompleta sem a participação ativa de jovens, de mulheres e das parcelas menos privilegiadas da sociedade. E propôs uma estrutura de troca de experiências entre os parlamentos.
“Eu proponho que a gente desenvolva uma estrutura institucional permanente, que garanta o intercâmbio das melhores práticas, inovações e experiências parlamentares. Isso não apenas fortalecerá nossas capacidades, mas também tornará nossas contribuições para a governança global mais eficazes.”
Sergei Rachkov, membro da Câmara Baixa do Parlamento da República de Belarus, defendeu o multilateralismo e o diálogo interparlamentar como ferramentas importantes para uma estabilidade mundial.
O parlamentar Supra Mahumapelo, da Câmara Baixa da África do Sul, se disse favorável à criação de novos mecanismos de cooperação interparlamentar, como a ampliação do contato entre as lideranças e consultas regulares entre especialistas.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Paula Moraes.








