30/05/2025 18:48 - Relações Exteriores
30/05/2025 18:48 - Relações Exteriores
BRICS APOSTA NO MULTILATERALISMO E FORTALECIMENTO DO SUL GLOBAL PARA CONSTRUÇÃO DE CENÁRIO DE PAZ. AS INFORMAÇÕES COM ISADORA FONSECA , DA TV SENADO.
Guerras em diferentes partes do mundo, milhões de pessoas mortas e desabrigadas, países destruídos, tarifas severas e a construção de uma política unilateral por parte dos Estados Unidos. Diante desse cenário de esgotamento, o BRICS aposta na defesa do multilateralismo, diálogo e fortalecimento da voz do Sul Global para a construção de um cenário de paz.
Guilherme Del Negro, consultor do Senado, ressaltou que o BRICS é um bloco que tem defendido o multilateralismo na promoção da paz.
“Trazer tudo para um debate em um fórum multilateral, reforçando o multilateralismo, isso traz soluções que elas são mais adequadas, mais representativas, especialmente quando a gente pensa que essas instituições, boa parte de alguns dos espaços tradicionais de poder, eles podem não trazer respostas perfeitas, mas então o BRICS, ele quer que ninguém possa tomar medidas de maneira isolada.”
O senador Humberto Costa (PT-PE) falou da importância do BRICS nos embates internacionais, como nas tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“O BRICS, ele representa um conjunto de países que possui uma população extremamente significativa no mundo. O PIB do conjunto desses países é bastante significativo, expressivo, e certamente muitas coisas deverão ser feitas em conjunto para nós conseguimos impedir esse processo de praticamente destruição do comércio internacional a partir dos tarifaços dos Estados Unidos do presidente Trump.”
O consultor do Senado Guilherme Del Negro ressaltou que a arquitetura da segurança do BRICS reforçaria as iniciativas de cooperação entre os países.
“Essa nova arquitetura da segurança global, esses países teriam um papel maior a cumprir. Alguns deles já participam dos princípios dos mecanismos mais tradicionais de segurança internacional, mas uma nova arquitetura traria essas diferentes concepções que os vários países do BRICS podem agregar e ao mesmo tempo também reforçaria os próprios contatos e a cooperação entre esses países do BRICS estendido.”
Da TV Senado para a Rádio Câmara, de Brasília, Isadora Fonseca
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.