30/05/2025 18:50 - Relações Exteriores
30/05/2025 18:50 - Relações Exteriores
COOPERAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE É PRIORIDADE ENTRE PAÍSES DO BRICS. A REPORTAGEM É DE SORAYA MENDANHA, DA TV SENADO.
Uma das prioridades do Brasil no BRICS é aprofundar a cooperação na área da saúde, principalmente em relação ao combate de doenças que prevalecem em países mais pobres. É o caso das doenças tropicais negligenciadas, como malária, dengue e doença de chagas.
O consultor do Senado Guilherme Del Negro falou sobre o assunto.
“Há várias doenças que elas afetam desproporcionalmente países do Sul Global, então é interessante a cooperação. A gente teve agora a experiência da pandemia, então, por exemplo, temas de compartilhamento de vacinas, compartilhamento também de tecnologias para que os países tenham condições eles mesmos de obter insumos e fabricar esses produtos. Também algo que tem sido discutido no contexto de agora do do Fórum Parlamentar dos BRICS.”
O analista internacional João Coser constatou uma dificuldade dos países que compõem o BRICS implementarem uma igualdade no acesso à saúde.
“Nós estamos falando de países vastos e com regiões rurais ou periféricas que podem sofrer com acesso à saúde dentro deles. Além do mais, nós também temos que falar aqui sobre a capacidade e infraestrutura. Os hospitais, equipamentos que muitas vezes não são suficientes ou são antiquados para o tratamento da população. E assim, temos alguns países que hoje ainda estão em guerra ou que já passaram por guerras recentemente, o que piora ainda mais essa infraestrutura.”
O potencial transformador da inteligência artificial na área da medicina também é um tema prioritário da presidência brasileira do BRICS, segundo Coser.
“Nós poderíamos trazer a IA para poder gerir uma situação de emergência, como foi a do COVID-19. Além do mais, a IA ela ainda pode vir para personalização de tratamento. Nós tivemos experimentos aqui no Brasil de diversos inteligências artificiais que faziam análise de imagens, análise de exames, antecipando os trabalhos dos médicos.”
Da TV Senado para a Rádio Câmara, de Brasília, Soraya Mendanha
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.