28/05/2025 21:34 -
28/05/2025 21:34 -
CÂMARA APROVA PROJETO QUE CRIA BOTÃO DO PÂNICO PARA PASSAGEIROS E MOTORISTAS DE APLICATIVO ACIONAREM A POLÍCIA. O REPÓRTER MARCELLO LARCHER NOS CONTA COMO DEVE FUNCIONAR.
O Plenário da Câmara aprovou projeto (PL 2.922/22) que obriga empresas de transporte de passageiro por meio de aplicativos, como Uber e 99, a disponibilizarem em suas plataformas mecanismo que permita aos passageiros e motoristas acionarem a polícia e suas famílias em caso de risco ou ameaça durante a corrida.
Esse mecanismo, de acordo com a proposta, terá que permitir aos usuários comunicar a localização em tempo real, de forma rápida e silenciosa, bem com os dados do motorista e do passageiro.
O projeto original, apresentado pelo deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), obrigava as empresas fabricantes de celular a instalarem mecanismo parecido, chamado de “botão de pânico”, em todos os aparelhos.
O projeto foi alterado pelo relator, deputado Weliton Prado (Solidariedade-MG), que justificou a necessidade de o botão estar disponível no aplicativo de transporte como maneira de diminuir o risco, especialmente para as mulheres que usam esse tipo de transporte.
“97% das mulheres sentem medo de sofrer violência durante seus deslocamentos. E 80% declaram sentir muito, muito medo. Então é um projeto importante, simples, de uma abrangência muito grande, protege principalmente as mulheres, os motoristas e os usuários dos sistemas de aplicativo, como o Uber e 99.”
O projeto foi aprovado por ampla maioria do Plenário. Para a deputada Soraya Santos (PL-RJ), o botão que aciona as autoridades policiais ajuda a proteger a vida das mulheres.
“Esse projeto também traz mais uma ferramenta: ele coloca o botão do Pânico no celular para disparar para as plataformas, para disparar para o sistema de segurança, porque quando dispara no sistema de segurança, você oferece chance de salvamento.”
A proposta prevê ainda punições para as empresas que não cumprirem as obrigações. Elas poderão ir de advertência a multa de até R$ 500 mil reais.
O projeto que obriga empresas de transporte de passageiro por meio de aplicativos, a disponibilizarem mecanismo que permita aos passageiros e motoristas acionarem a polícia e suas famílias em caso de risco ou ameaça seguiu para análise do Senado.
Da Rádio Câmara, de Brasília, com informações de Antonio Vital, Marcello Larcher
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.