30/05/2025 19:03 - Relações Exteriores
Radioagência
Câmara e Senado sediam, de 3 a 5 de junho, 11º Fórum Parlamentar do BRICS
FÓRUM PARLAMENTAR DO BRICS ACONTECERÁ NO INÍCIO DE JUNHO, EM BRASÍLIA. CÂMARA E SENADO SEDIAM O EVENTO. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER SILVIA MUGNATTO
O Congresso Nacional se prepara para sediar o 11º Fórum Parlamentar do BRICS entre 3 e 5 de junho. O encontro antecede a reunião de cúpula dos chefes de Estado dos 11 países membros que acontecerá em julho no Rio de Janeiro. O grupo busca maior influência na política internacional e cooperação para o desenvolvimento do chamado Sul Global.
Fazem parte do BRICS Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. Outros nove países estão na condição de países parceiros.
A programação do fórum parlamentar será iniciada com reuniões de mulheres parlamentares do BRICS e de presidentes de comissões de Relações Exteriores. Serão debatidos temas como mudanças climáticas, inteligência artificial, mecanismos financeiros de desenvolvimento, saúde e mudança da governança global.
O coordenador da Câmara para o fórum, deputado Fausto Pinato (PP-SP), destaca a questão do desenvolvimento:
“E o Brasil precisa, na verdade, é de tecnologia. Tecnologia e reindustrialização. Acho que a pauta é essa, reindustrialização, tecnologia, potencializar as questões das exportações. Entendo que o BRICS deve abrir novas portas, novos aportes financeiros para tentar fazer incentivo de parceria privada também em segmentos estratégicos”
Os eventos acontecerão na Câmara e no Senado e, por causa disso, os veículos de comunicação das duas casas se prepararam para uma cobertura conjunta, como explica a diretora em exercício da TV Câmara, Keila Santana:
“Porque a gente tem essa missão de levar a informação em primeira mão. Então, como fonte oficial, vamos fazer todo esse esforço tecnológico e de pessoal para que a informação seja a mais clara possível. Toda a transmissão será na íntegra, a transmissão dos eventos será na íntegra, pela TV Câmara, TV Senado e nos canais do YouTube das duas emissoras.”
A diretora da Rádio Câmara, Verônica Lima, lembra ainda o esforço para a tradução e explicação simultânea dos eventos:
“O maior desafio dessa cobertura é lidar com os diversos idiomas que vão estar aqui presentes, porque é um evento internacional e os palestrantes têm o direito de falar no seu próprio idioma. Nem sempre é no inglês.”
No último dia do Fórum Parlamentar do BRICS, os representantes dos países devem aprovar uma declaração conjunta que será enviada para a cúpula dos chefes de Estado.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Silvia Mugnatto








