13/05/2025 13:38 - Saúde
13/05/2025 13:38 - Saúde
COMISSÃO APROVA PROJETO QUE OBRIGA SUS A ACEITAR EXAMES DA REDE PRIVADA. A REPÓRTER MARIA NEVES TEM MAIS DETALHES SOBRE A PROPOSTA.
Aprovado na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, projeto obriga profissionais do Sistema Único de Saúde a aceitar exames realizados em laboratórios privados. O texto assegura ainda que a ordem de espera por procedimentos no sistema público não seja alterada em função da realização dos procedimentos na rede particular.
O autor do projeto, deputado Jefferson Campos (PL-SP), argumenta que a medida visa a oferecer uma alternativa para agilizar procedimentos e serviços de saúde de baixa, média e alta complexidade pelo SUS. Na opinião do parlamentar, a possibilidade de utilizar exames realizados em laboratórios privados pode reduzir as filas de espera e proporcionar uma resposta mais rápida e eficiente aos pacientes.
Relatora do texto na Comissão de Saúde, a deputada Ana Paula Lima (PT-SC) explica que, atualmente, a grande maioria dos profissionais do SUS já aceita esses exames. No entanto, afirma que ainda há casos de recusa. Ana Paula Lima argumenta que a realização de exames pelos próprios pacientes pode, inclusive, acarretar redução de custos para os serviços públicos de saúde.
“Eu acho que a economia para o sistema único de saúde pode agilizar os procedimentos quando há uma intervenção cirúrgica, e esses pacientes vão ficar muito mais seguros. Vai possibilitar, inclusive, a agilidade do diagnóstico e também da realização de algum procedimento cirúrgico para que as pessoas possam então sair dessa fila e, se tiverem as condições necessárias, fazerem os exames na rede privada.”
A deputada lembra que, no Sistema Único de Saúde, cirurgias e outros procedimentos são adiados por falta de algum exame que o paciente demora mais para conseguir realizar na rede pública. Também por isso, defende que aceitar, nesses casos, os exames realizados na rede privada parece, mais que uma coisa normal, algo positivo, que vai ajudar o sistema a funcionar melhor, evitando a ociosidade de profissionais e de recursos físicos.
A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Maria Neves
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.