09/04/2025 20:31 - Saúde
Radioagência
Câmara aprova programa de saúde mental voltado para a população idosa no SUS
CÂMARA APROVA PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL VOLTADO PARA A POPULAÇÃO IDOSA NO SUS. O REPÓRTER MARCELLO LARCHER NOS CONTA COMO FOI A VOTAÇÃO.
O Plenário da Câmara aprovou projeto (PL 127/24) que prevê a criação de programa de saúde mental voltado para a população idosa no Sistema Único de Saúde, o SUS.
Este programa, de acordo com a proposta, deverá ser estendido também às cuidadoras e cuidadores dos idosos e suas famílias. Entre as ações previstas estão campanhas de conscientização e capacitação para profissionais de saúde e profissionais de assistência social.
O texto aprovado teve como relator o deputado Eriberto Medeiros (PSB-PE), que reuniu em uma única proposta o conteúdo de dois projetos. Um dos autores, o deputado André Janones (Avante-MG), justificou a necessidade de um programa público de saúde mental voltado para idosos com o argumento de que favorece principalmente pessoas mais vulneráveis.
O projeto foi aprovado pela maioria do Plenário, mas a votação contou com procedimentos de obstrução do PSOL, em protesto contra a aprovação, pelo Conselho de Ética, do pedido de cassação do mandato do deputado Glauber Braga (Psol-RJ). O pedido tem que ser votado ainda no Plenário da Câmara.
Glauber Braga foi acusado pelo partido Novo de ter agredido um militante político no prédio da Câmara, e a cassação do mandato foi considerada desproporcional pelo partido dele, o PSOL, como disse a deputada Talíria Petrone (Psol-RJ).
“O requerimento de obstrução da nossa bancada é para denunciar o que está acontecendo neste momento. Foi votado no Conselho de Ética o parecer vergonhoso que pede a cassação do deputado Glauber. O precedente aberto para essa casa é gravíssimo, que há um acordo de tentar silenciar Glauber. E o problema não é Glauber, é um ataque à esquerda, é um ataque à democracia, é um ataque a esse parlamento, colegas.”
O projeto aprovado assegura atenção integral à saúde dos idosos. Foi o que explicou o relator, Eriberto Medeiros.
“Visa estabelecer ações de promoção da saúde mental para a pessoa idosa e suas cuidadoras, aprimorando a política nacional do idoso no Brasil, especialmente no que se refere ao cuidado de pessoas idosas que estão em sofrimento, com transtorno mental e ou demências”
O projeto que prevê a criação de programa de saúde mental voltado para a população idosa, seus cuidadores e parentes no SUS seguiu para análise do Senado.
Da Rádio câmara, de Brasília, com informações de Antonio Vital, Marcello Larcher








