09/04/2025 19:09 - Política
Radioagência
Conselho de Ética aprova representação que pede cassação do deputado Glauber Braga
CONSELHO DE ÉTICA APROVA REPRESENTAÇÃO QUE PEDE CASSAÇÃO DO DEPUTADO GLAUBER BRAGA. O REPÓRTER LUIZ CLAUDIO CANUTO ACOMPANHOU A VOTAÇÃO.
Em uma reunião tumultuada e cheia de apoiadores do deputado Glauber Braga (Psol-RJ), o Conselho de Ética aprovou a representação que pede a cassação do deputado por quebra de decoro parlamentar. O presidente do conselho, deputado Leur Lomanto, do União da Bahia, anunciou o resultado:
"13 votos favoráveis ao parecer do relator, 5 votos contrários ao parecer do relator, zero abstenção. Declaro aprovado o parecer do relator do deputado Paulo Magalhães, no qual recomenda a perda do mandato do deputado Glauber Braga, do Psol do Rio de Janeiro..."
Ao longo de sete horas o Conselho de Ética discutiu o parecer do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), a partir de uma representação apresentada pelo Partido Novo. A representação foi admitida em setembro do ano passado. Quase um ano atrás, o deputado Glauber Braga expulsou da Câmara a empurrões e pontapés um blogueiro, Gabriel Costanaro, que estava na Câmara para acompanhar uma audiência pública sobre transportes por aplicativo. Dezenas de deputados se inscreveram para defender o deputado na reunião do conselho de ética, a maioria de partidos de esquerda, com posição contrária ao relatório. O deputado Chico Alencar, do Psol do Rio de Janeiro, afirma que existirem precedentes que não resultaram em cassação.
“Pelo amor de Deus. Já houve isso. Eu vi com tristeza. Em 2001, eu não era nem deputado, eu que sou da velha guarda notícias, notícias, capa do Globo, do relator agredindo ou saindo no esforço físico com um escritor que fez um livro com acusações contra o seu tio, Antonio Carlos Magalhães, então tá lá, foi um fato.”
O relator, deputado Paulo Magalhães, negou que, naquela ocasião, ele tenha cometido alguma agressão. O deputado Guilherme Boulos, do Psol de São Paulo, afirma que a cassação de Glauber Braga abriria um precedente perigoso.
“Primeiro precedente: será premiar criminosos e punir a vítima. O que ele fez com o Glauber, uma ofensa absurda, uma agressão moral, ele poderia fazer com qualquer um de nós. Com qualquer. Eu não peço que ninguém responda. Eu peço apenas que pensem. Se ele faz isso e a vítima dele é punida com cassação de mandato, qual o salvo-conduto que nós estamos dando ? Ninguém aqui vai poder reclamar. Ninguém.”
No dia da agressão que motivou o processo, o deputado Kim Kataguiri (União-SP), do União Brasil de São Paulo, foi acusado por Glauber Braga de defensor de nazismo e foi contido pela polícia legislativa. Na discussão, Glauber Braga defendeu o "aniquilamento" de liberais e fascistas e afirmou não ter se arrependido e renovou promessas de agressão contra militantes do Movimento Brasil Livre. Kim Kataguiri lembra que Glauber Braga afirma que naquela ocasião havia sido agredido primeiro, mas foi desmentido pelas câmeras.
59s “Na verdade foi o deputado Glauber Braga que abordou o senhor Gabriel Costanaro e que inclusive, outros parlamentares e assessores do deputado Glauber Braga tentaram segurá-lo e impedir que ele continuasse com a agressão. Ele, descontrolado, partiu pra cima, efetivou a agressão e ainda se orgulha disso e traz os seus pares para dizer, outros parlamentares do Psol e do PT, pra dizer que fariam até pior na situação do Glauber Braga.”
Antes da votação do relatório, o deputado Glauber Braga agradeceu o apoio durante a reunião:
"Quero agradecer ao conjunto dos parlamentares que fizeram aqui uma defesa do mandato no conselho de ética que eu não teria a capacidade de fazer. Então meu profundo agradecimento a vocês, de coração, a cada um e a cada uma."
Em situações semelhantes, a praxe é a apresentação de um recurso da parte interessada contra a votação no conselho de ética. O recurso deve ser analisado na Comissão de Constituição e Justiça. Rejeitado o recurso, a representação está em condições de entrar na pauta de votações do plenário.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Luiz Cláudio Canuto








