09/04/2025 13:52 - Meio Ambiente
09/04/2025 13:52 - Meio Ambiente
A CNBB PEDIU NA CÂMARA MAIS ATENÇÃO PARA TEMAS AMBIENTAIS. UMA SESSÃO FOI REALIZADA EM HOMENAGEM À CAMPANHA DA FRATERNIDADE NO PLENÁRIO. A REPÓRTER NOELI NOBRE TEM AS INFORMAÇÕES.
O padre Jean Poul Hansen, da CNBB, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, cobrou dos deputados mais vigilância em relação aos temas ambientais, especialmente às causas dos desastres ambientais e sociais que marcam a atualidade, seja a ambição humana ou o consumo desenfreado.
O religioso foi um dos participantes da sessão solene que homenageou a Campanha da Fraternidade 2025, que tem o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”.
“Sejam vigilantes, estejam atentos ao conjunto de interesses que têm conduzido as populações mais empobrecidas a um verdadeiro caos.”
Realizada desde 1964 na Quaresma, a Campanha da Fraternidade busca chamar a atenção da população para uma situação que necessite de reflexão. A questão ambiental, como lembrou o deputado Padre João (PT-MG), já foi tema da campanha oito vezes desde 1979.
“Todos precisamos nos envolver, cada um tem que fazer a sua parte, cada pessoa, o governo. Não adianta fingir que está tudo normal. O aquecimento global está aí, estamos sentindo na pele ondas extremas de calor, tempestades, seca severa.”
Por sua vez, a deputada Juliana Cardoso (PT-SP) destacou que ecologia e justiça social caminham juntas e que a ganância de uns ameaça a vida de sua comunidade indígena. Juliana acredita que o governo atual tem avançado no apoio a projetos de energia limpa e de justiça social, mas disse que na Câmara a situação é outra.
“Me dói ver deputados e deputadas trazendo projetos de lei como o marco temporal que acaba com meu povo.”
Líder do governo na Câmara, o deputado José Guimarães (PT-CE) convidou os parlamentares a assumir o compromisso de legislar e agir politicamente na conscientização ecológica da sociedade. Ele destacou o fato de a Campanha da Fraternidade abordar a ecologia no ano da COP 30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro.
A conferência, na avaliação de Guimarães, pode ser a oportunidade para que os brasileiros assumam a causa ambiental.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Noéli Nobre
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.