04/04/2025 13:57 -
04/04/2025 13:57 -
COMISSÃO APROVA PROJETO QUE GARANTE ASSISTÊNCIA INTEGRAL À GRÁVIDA DE MÚLTIPLOS. A REPÓRTER MARIA NEVES EXPLICA COMO FICOU A PROPOSTA.
Aprovado na Comissão na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, projeto assegura atenção integral à saúde de grávida de múltiplos bebês. O direito se estende também aos recém-nascidos. Dentre as medidas previstas, constam, por exemplo, a garantia de atendimento por profissionais de saúde capacitados no manejo de gestações múltiplas e a oferta de informações claras sobre cuidados e possíveis riscos da gestação.
Relatora do texto na comissão, a deputada Juliana Cardoso (PT-SP) defende que a medida tem o mérito de propor um acompanhamento médico contínuo, o que pode garantir a detecção precoce de complicações e a adoção de medidas preventivas, quando necessário.
“A gente sempre precisa ter políticas públicas na relação das pessoas gestantes, inclusive porque a gente ainda vive um momento no Brasil, que ainda temos muita violência obstétrica, por exemplo. Então, na questão das mulheres gestantes de múltiplos, é primeiro um susto, porque ele impacta na vida das mulheres, da família, não só na relação pessoal, de relação dos hormônios, enfim, que a gente fica no período muito difícil, mas também na relação financeira. Então, é mais do que justo que o Estado esteja presente para poder acolher as pessoas que gestam com essa relação de acompanhamento, porque tem que ter um acompanhamento mais delicado.”
A proposta também garante atendimento domiciliar para a gestante de múltiplos. Pelo texto, essa assistência pode ser oferecida pela perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social, pelo serviço público de saúde ou pelo serviço privado, contratado ou conveniado, que integre o SUS.
Quando a gestante precisar ficar internada ou em observação, o projeto assegura a ela o direito a acompanhante. Nesse caso, o órgão de saúde terá de proporcionar as condições adequadas para a permanência do acompanhante em tempo integral, segundo o critério médico.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Maria Neves
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.