03/04/2025 13:45 - Educação
03/04/2025 13:45 - Educação
AVANÇA NA CÂMARA UMA PROPOSTA QUE RESERVA VAGAS PARA ÔNIBUS E VANS ESCOLARES. A REPORTAGEM É DE PAULA MORAES.
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara aprovou um projeto que torna obrigatória a criação de áreas reservadas ou vagas exclusivas para embarque e desembarque de estudantes de ônibus e vans escolares (PL 2296/22).
Segundo o texto aprovado, as vagas deverão ser reservadas em locais mais seguros para o embarque e desembarque dos estudantes e poderão ser restritas a dias e horários.
O projeto foi relatado pela deputada Ana Paula Lima (PT-SC), que ressaltou a importância de garantir a segurança de crianças e adolescentes.
“Eu vejo em duas vertentes: primeiro em proteção ao embarque e desembarque em estabelecimentos escolares, garantindo a segurança dessas crianças, dos pais, e também dos educadores, para evitar algum tipo de acidente, principalmente em escolas que ficam em vias públicas muito movimentadas, com grande tráfego de veículos. E a outra questão, que eu vejo também que foi essencial, é que nós estamos vivendo um momento muito difícil no nosso País, que é a questão da mobilidade urbana. Se nós tivermos um transporte escolar seguro, que tenha um local de segurança para o embarque e desembarque de crianças e adolescentes, vários pais vão optar pelo transporte escolar.”
A proposta que torna obrigatória a criação de áreas reservadas ou vagas exclusivas para embarque e desembarque de estudantes de ônibus e vans escolares ainda precisa ser analisada pelas comissões de Desenvolvimento Urbano e de Constituição e Justiça. Depois, poderá seguir ao Senado.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Paula Moraes.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.