02/04/2025 18:52 - Ciência e Tecnologia
02/04/2025 18:52 - Ciência e Tecnologia
ENTIDADE PROFISSIONAL ALERTA PARA CARÊNCIA DE PROFISSIONAIS DE TECNOLOGIA NO BRASIL. O REPÓRTER MURILO SOUZA ACOMPANHOU O LANÇAMENTO DA PAUTA LEGISLATIVA DO CONFEA NA CÂMARA.
O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) apresentou à Câmara dos Deputados uma lista de 30 projetos de lei (PLs) prioritários para as profissões de engenharia, agronomia e geociências em 2025. A lista foi elaborada por conselheiros federais e presidentes dos conselhos regionais das categorias (Creas).
Dentre as propostas, o presidente do Confea, Vinicius Marchese, destacou o projeto de lei (PL 1024/20) que altera a regulamentação da profissão para adequá-la à realidade atual.
“É um projeto de lei que atualiza a Lei 5.194, que é de 1966 e regulamenta todas essas profissões. A lei necessita de atualização, desse novo olhar para o novo momento do País, para que seja uma ferramenta melhor na fiscalização do exercício profissional ".
Durante o evento de lançamento da agenda do Confea na Câmara, Marchese expressou ainda preocupação com o fato de o Brasil não estar formando engenheiros e profissionais da tecnologia suficientes para atender às demandas do mercado.
Segundo ele, o sistema Confea reúne hoje 1,3 milhão de profissionais, que atuam em mais 395 mil empresas.
“Investir na formação desses profissionais como política pública. Incentivar essa nova geração por meio de investimentos em educação básica, para que eles procurem cursos de engenharia. É preciso ainda que o poder público valorize esses profissionais, se não tivermos perspectiva de uma boa carreira, não adianta. Precisamos também de uma atualização dos cursos de engenharia, que estão obsoletos e precisam ser mais atrativos”.
A deputada Marussa Boldrin (MDB-GO), que coordena a frente parlamentar em defesa do Confea, disse que, com 30 prioridades definidas para 2025, a frente terá um trabalho importante.
“Precisamos filtrar esse trabalho para que a gente possa levar às comissões e ao Plenário, o que nós vamos fazer agora neste ano legislativo".
A lista de projetos prioritários para as profissões de engenharia, agronomia e geociências em 2025 inclui ainda propostas relacionadas à sustentabilidade e ao enfrentamento das mudanças climáticas, à arborização em áreas urbanas, e à inserção de mulheres na construção civil.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Murilo Souza.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.