02/04/2025 16:21 - Saúde
Radioagência
Comissão aprova campanha para informar sobre Vírus Sincicial Respiratório
COMISSÃO APROVA CRIAÇÃO DE CAMPANHA PARA INFORMAR SOBRE VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO. A REPÓRTER PAULA MORAES TEM MAIS DETALHES SOBRE A PROPOSTA.
A Comissão de Infância, Adolescência e Família da Câmara aprovou proposta que cria a campanha de conscientização acerca do Vírus Sincicial Respiratório, a ser iniciada na primeira semana de fevereiro e com término no último dia de agosto (PL 673/24).
O vírus sincicial respiratório é altamente contagioso, capaz de afetar o sistema respiratório, incluindo os pulmões e as vias aéreas. Segundo o Ministério da Saúde, é responsável por 80% dos casos de bronquiolite e 60% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos.
Ele pode circular com outros vírus respiratórios, como a gripe e a Covid-19, e atingir pessoas de todas as idades. Além das crianças, adultos com 60 anos ou mais e pessoas com comorbidades estão mais suscetíveis a quadros graves da doença. Os sintomas se assemelham aos de um resfriado comum e incluem febre, dor de cabeça, tosse, coriza e dor de garganta.
A proposta aprovada determina que a campanha tem os objetivos de conscientizar a população, em especial as famílias com crianças de até dois anos de idade, sobre a existência e as consequências da doença; informar o meio de propagação e prevenção do vírus causador da doença; e propiciar o acesso da população a formas de prevenção e tratamento da doença.
O texto prevê a distribuição de material informativo sobre a doença, a promoção de discussão de especialistas acerca do tema e a capacitação dos gestores locais do Sistema Único de Saúde sobre a importância da prevenção da doença.
Autor da proposta, o deputado Dorinaldo Malafaia (PDT-AP) conta que decidiu apresentar o texto depois de verificar casos graves em seu estado.
“Que foi, lamentavelmente, a morte, o óbito, de 22 crianças no Amapá e que foram exatamente, depois pela investigação do Ministério da Saúde, ocasionadas pela disseminação do vírus sincicial. Então é exatamente isso, a gente divulgar mais, ter uma campanha de conscientização para informar as mães e as famílias do perigo que é e, logicamente, ter ações do Ministério da Saúde, do Sistema Único de Saúde conjuntas para que a gente possa prevenir e não acontecer o que lamentavelmente aconteceu no Amapá.”
Em janeiro, a Comissão de Incorporação de Tecnologias no SUS, Conitec, aprovou a inclusão da vacina contra o vírus no calendário. O imunizante será aplicado nas gestantes, com o objetivo de garantir proteção aos bebês nos primeiros meses de vida.
Os estudos apresentados à Conitec mostram que a vacina para gestantes pode prevenir aproximadamente 28 mil internações anuais.
A proposta que cria a campanha de conscientização acerca do Vírus Sincicial Respiratório ainda precisa ser analisada pelas comissões de Saúde, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça. Depois, poderá seguir ao Senado.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Paula Moraes.








