05/02/2025 11:36 - Educação
Radioagência
Projeto institui Programa Nacional de Educação Empreendedora e Inovadora nas escolas públicas
PROJETO INSTITUI PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA E INOVADORA NAS ESCOLAS PÚBLICAS. A REPÓRTER MARIA NEVES TEM MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A PROPOSTA.
Em análise na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, projeto institui o Programa Nacional de Educação Empreendedora e Inovadora nas escolas públicas. Pela proposta, o objetivo da medida é promover a cultura empreendedora e de inovação entre os jovens por meio de atividades complementares ao ensino básico.
O texto prevê a realização de parcerias entre as secretarias de Educação e entidades privadas ou públicas para a realização de atividades como visitas técnicas, oficinas e intercâmbios entre os estudantes e empresas, instituições de pesquisa, incubadoras e centros de inovação.
O projeto deixa explícito que as atividades do programa de empreendedorismo e inovação poderão ocorrer no turno complementar ou em horários definidos pelas instituições de ensino.
Na opinião do autor, deputado Tadeu Oliveira (PL-CE), o ensino de empreendedorismo nas escolas é importante não apenas para que estudantes se tornem empreendedores no futuros, mas também cidadãos críticos, éticos e atuantes.
“Os jovens precisam estar em contato com outros conhecimentos que não sejam tão técnicos, e o empreendedorismo é um conhecimento que é muito importante para o jovem hoje. Dentro desse programa ele vai ter conhecimento de gestão, inclusive de gestão financeira, de estratégias dentro de uma empresa, mas que vai levar a esses jovens ter acesso a conhecimentos outros que leva ele despertar a criatividade, a inovação, despertar também a vontade de empreender.”
O projeto estabelece ainda que as atividades realizadas no âmbito do Programa Nacional de Educação Empreendedora e Inovadora serão registradas no currículo dos estudantes. O tempo utilizado nessas aulas poderá contar como horas complementares exigidas para a conclusão dos cursos de nível médio e técnico.
Ainda de acordo com o texto, o poder público deverá realizar anualmente uma Feira Nacional de Empreendedorismo e Inovação para expor os projetos desenvolvidos pelos estudantes.
A proposta será analisada pelas comissões de Educação e de Constituição e Justiça. Se aprovado nas duas, poderá seguir para o Senado.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Maria Neves








