27/12/2024 13:01 - Saúde
27/12/2024 13:01 - Saúde
VACINAS CONTRA PNEUMONIA E HERPES-ZÓSTER PODEM ENTRAR EM CALENDÁRIO DE IMUNIZAÇÃO. É O QUE PREVÊ PROPOSTA EM DEBATE NA CÂMARA DOS DEPUTADOS, COMO INFORMA A REPÓRTER PAULA MORAES.
A comissão da Câmara dos Deputados que trata da defesa dos direitos da pessoa idosa aprovou um projeto que autoriza a inclusão das vacinas conjugadas pneumocócica 15-valente e contra a herpes-zóster no calendário nacional de vacinação do adulto e idoso (PL 291/24).
A vacina pneumocócica 15-valente previne casos de pneumonia e meningite causados pelo pneumococo.
Já a herpes-zóster é causada pelo mesmo vírus que provoca a catapora na infância, e pode ficar latente no organismo por longos períodos e ressurgir por meio de novas lesões dolorosas pelo corpo. A vacina previne o desenvolvimento da doença.
O relator na comissão, deputado Geraldo Resende (PSDB-MS), citou dados como 600 mil internações pelo SUS ao ano por Pneumonia Adquirida na Comunidade e Influenza. Outro dado apresentado por ele foi uma média de 70 mil novos casos de herpes-zóster por ano entre 2019 e 2023.
“A inclusão das vacinas no Calendário Nacional de Vacinação do Adulto e Idoso é essencial para garantir o acesso igualitário à imunização. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil possui mais de 30 milhões de pessoas com mais de 60 anos, representando cerca de 15% da população total. As vacinas pneumocócica conjugada VPC 15 e contra a herpes-zóster são fundamentais para proteger esse grupo vulnerável contra doenças que podem ter impactos devastadores em sua saúde e qualidade de vida.”
A proposta que autoriza a inclusão das vacinas conjugadas pneumocócica 15-valente e contra a herpes-zóster no calendário nacional de vacinação do adulto e idoso ainda precisa ser avaliada pelas comissões de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Paula Moraes.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.