27/12/2024 12:55 - Economia
27/12/2024 12:55 - Economia
COMISSÃO DA CÂMARA APROVA CRIAÇÃO DE PROGRAMA PARA REGULARIZAR DÉBITOS DE CONTRIBUINTES COM UNIÃO, AUTARQUIAS E FUNDAÇÕES. A REPORTAGEM É DE PAULA MORAES.
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara aprovou uma proposta (PLP 4/24) que cria um programa para regularizar débitos de contribuintes com a União, autarquias e fundações. Microempreendedores Individuais também poderão participar do programa e não poderão ter seu regime de tributação alterado se estiverem em dia com o pagamento.
O programa de renegociação permite o pagamento à vista, sem multas nem juros; ou parcelado em até 180 vezes, com desconto de 60% nas multas e de 25% nos juros.
Para o microempreendedor individual, a possibilidade de desconto é maior: redução de 30% no valor total da dívida para pagamento à vista. Ou parcelamento em até 12 vezes, sem multas ou juros.
O texto também permite quitar ou amortizar a dívida usando, por exemplo, créditos da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido ou precatórios federais.
Caso o contribuinte deixe parcela em aberto, será excluído do programa de parcelamento, e a cobrança voltará a acontecer. Parcelas pagas com até 30 dias de atraso não serão consideradas em aberto.
O relator na comissão, deputado Jorge Goetten (Republicanos-SC), ressaltou que apenas os microempreendedores individuais poderão ter redução do valor principal devido, em até 30%. No caso dos demais, a redução é apenas de multas, juros e encargos legais. Ele defendeu a importância da medida, em parecer lido pelo deputado Vitor Lippi (PSDB-SP).
“Consideramos ser essencial a criação de medidas que possam reduzir o substancial número de disputas entre contribuintes e a União, o que prejudica não apenas os contribuintes, mas o próprio Fisco, que observa demora e incerteza quanto ao recebimento dos valores que venham a ser considerados como devidos.”
A proposta que cria um programa para regularizar débitos de contribuintes com a União, autarquias e fundações ainda precisa ser analisada pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça, antes de seguir ao Plenário.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Paula Moraes.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.