28/11/2024 18:00 -
28/11/2024 18:00 -
COMISSÃO APROVA PROPOSTA QUE FACILITA FINANCIAMENTO PARA REPOSIÇÃO DE REBANHO BOVINO. A REPÓRTER KARIN SANTIN TEM MAIS DETALHES.
Até a última pesquisa da Organização das Nações Unidas sobre o assunto, em 2022, o Brasil tinha o segundo maior rebanho bovino do mundo. Entre os pecuaristas, mais de 76% se enquadram como agricultores familiares, como indicou o último Censo Agrícola do IBGE (2017).
Pensando em atender esse setor, a Comissão de Agricultura da Câmara aprovou uma proposta (PL 4539/23) para auxiliar pequenos e médios produtores a manterem seus rebanhos.
A ideia é garantir financiamentos com prazos de pagamento flexíveis a uma taxa de juros de até 5%, que devem ajudar com os custos de reposição ou aquisição de novos animais. Estão incluídos na medida tanto rebanhos criados para corte, quanto para a produção de leite.
O autor da proposta, deputado Benes Leocádio (União-RN), diz que a meta é dar segurança a pecuaristas que precisam estabilizar sua criação de gado.
“As grandes propriedades, principalmente no Centro-Oeste, têm muitas condições de financiamento, de grandes rebanhos, mas para os mini, pequenos e médios, não existe. Eu entendo que é uma oportunidade de darmos dignidade e perspectivas de continuidade em uma atividade indispensável para o cidadão brasileiro. Então, se a gente proporcionar esse crédito ao pequeno produtor, vai ser a garantia da continuidade da atividade dele lá no campo”.
Outro instrumento previsto no texto é criar um sistema público de pesquisa que investigue técnicas para seleção genética, manejo e nutrição dos bois e vacas.
O projeto que facilita financiamentos para manutenção dos rebanhos de médios pequenos produtores ainda deve ser discutido pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça.
Da Rádio Câmara de Brasília, Karin Santin
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.