01/11/2024 15:57 - Política
Radioagência
Câmara Mirim finaliza 19ª edição com a aprovação de três projetos
CÂMARA MIRIM FINALIZA 19ª EDIÇÃO COM A APROVAÇÃO DE TRÊS PROJETOS. A REPÓRTER SILVIA MUGNATTO ACOMPANHOU E NOS CONTA QUE AS PROPOSTAS PODEM ATÉ MESMO VIRAR LEI.
A Câmara dos Deputados recebeu nesta semana 200 estudantes do ensino fundamental de várias partes do país para atuar como deputados e deputadas mirins durante dois dias. Nesta 19ª edição do Câmara Mirim, os estudantes aprovaram três projetos de lei, que, segundo o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), serão enviados para as comissões permanentes para análise.
Os projetos foram selecionados por consultores legislativos da Câmara entre 668 ideias recebidas:
Os projetos foram discutidos pelos estudantes em comissões antes de irem para o Plenário.
Elton Lima defendeu projeto sobre a instalação de aparelhos de ar-condicionado nas escolas. O projeto também prevê que a energia seja obtida com painéis solares:
“O ar-condicionado na escola melhora o desenvolvimento do aluno que consegue estudar em um ambiente mais confortável e agradável.”
Já Alicia Dauer, defendeu projeto que trata do saneamento básico em terrenos ocupados:
“A nossa meta aqui não é apoiar a ocupação de terrenos que não estão sendo usufruídos pelos proprietários, mas sim garantir o mínimo de decência de vida para quem o ocupa, porque, como já falei, eles não estão ali por escolha.”
O terceiro projeto propõe que as escolas tenham avisos sonoros com som mais brando ou música, além de luzes com cores mais calmas. O objetivo seria atender, por exemplo, alunos com Transtorno do Espectro Autista.
Vinicius Casalvara, que relatou um dos projetos, considerou a experiência positiva:
“Foi muito legal. Desde a discussão, que é muito boa, até hoje, na sessão, onde eu pude ter um momento de fala num lugar que é tão importante. Então, realmente, é uma oportunidade que eu gostaria que todos os jovens da minha idade tivessem”
O deputado Prof. Reginaldo Veras (PV-DF), que abriu a sessão do Plenário do Câmara Mirim, disse que os estudantes têm uma vivência completa dos trabalhos da Câmara:
“Eles têm a oportunidade de pegar uma ideia, transformar em lei e aqui simular como seria o debate e a conquista de apoio para a aprovação dessa lei. Isso é muito bom, contribui para o pleno exercício da cidadania e para que os estudantes percebam que, mais do que brigas e posturas ideológicas divergentes, a Câmara dos Deputados consegue produzir bons projetos para melhorar a vida da sociedade”
Ao contrário das sessões normais da Câmara, porém, a presidente do Câmara Mirim, Danyella Mafra, não teve muito trabalho com posições divergentes durante a sessão.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Silvia Mugnatto








