27/10/2024 22:55 - Eleições
Radioagência
Confira o resultado das eleições no Nordeste neste segundo turno
CONFIRA O RESULTADO DAS ELEIÇÕES NO NORDESTE NESTE SEGUNDO TURNO COM A REPORTER EDILEIDE VILAÇA, DA RÁDIO CÂMARA DE JOÃO PESSOA, NA PARAÍBA.
No Nordeste foram quatro capitais que elegeram no segundo turno seus prefeitos e vice-prefeitos. Em Natal, no Rio Grande do Norte, o deputado federal Paulinho Freire (União-RN), teve 55,34% da votação com 222.661 votos, contra 179.714 votos de sua adversária, a deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que alcançou 44,66% do eleitorado.
E aqui na Paraíba... João Pessoa reelegeu o atual prefeito Cícero Lucena, do PP. Ele obteve 63,91% dos votos. E o candidato Marcelo Queiroga, do PL, ex-ministro da Saúde do governo Jair Bolsonaro, ficou com 39,9%. Cícero Lucena já estava considerado eleito com 84,86% das urnas apuradas, às 17h35min. Apenas 35 minutos de apuração, ele já estava praticamente eleito, já considerado eleito.
E durante a campanha eleitoral, Cícero Lucena foi alvo de diversos ataques por parte dos adversários, levando em consideração, principalmente, operações policiais, que o colocaram no centro das atenções políticas.
Entre as operações está a Operação Território Livre, em que a primeira dama, Laura Emília Lucena, foi presa. Dias depois, ela teve a prisão revogada, mas com a determinação do TRE da Paraíba de usar tornozeleira eletrônica. Ela foi indiciada por crimes como peculato, coação eleitoral e constrangimento ilegal. Laura Emília é esposa de Cícero Lucena. Ele não foi citado na operação. E no discurso da vitória, num misto de emoção e mágoa, Cícero Lucena dedicou a vitória à esposa e alfinetou os opositores.
“Mulher corajosa, mulher com fé, com coragem de enfrentar os problemas, me permito oferecer pela injustiça que ela simboliza nessa campanha, oferecer essa vitória a Laura Emília Lucena. E que os cretinos da política aprendam que a covardia não vale a pena, porque está aí a surra de voto, a lapada que lhe levaram!”
Já Aracaju, capital do Sergipe, elegeu neste domingo sua primeira prefeita, Emília Correia, do PL, com 57,46% dos eleitores, enquanto que Luiz Roberto, do PDT, ficou com 42,54%.
No Ceará, em Fortaleza, até a véspera das eleições, as pesquisas apontavam empate técnico entre os dois candidatos. A votação foi realmente apertada a favor de Emílio Leitão, do PT, que obteve 50,38% dos votos válidos, que derrotou André Fernandes (PL-CE), do PL, que teve 49,69%. A disputa em Fortaleza foi voto a voto e, em certo momento, a diferença entre os candidatos era de apenas um voto. Com 100% das urnas apuradas, a diferença de votos entre eles foi de quase 11 mil. Essa foi a única vitória do PT em capitais em 2024. Foi em Fortaleza, no Ceará, com a eleição do petista Emílio Leitão.
Edileide Vilaça, da Rádio Câmara de João Pessoa, Paraíba, para a Rádio Câmara de Brasília e emissoras parceiras nas eleições 2024.








