19/09/2024 12:48 - Saúde
19/09/2024 12:48 - Saúde
CÂMARA APROVA POLÍTICA DE SAÚDE PARA PESSOAS COM DOENÇA RENAL. A REPORTER SILVIA MUGNATTO TEM OS DETALHES DA PROPOSTA.
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou a criação de uma política de atenção integral à saúde de pessoas com doença renal (PL 4.590/20). O objetivo é assegurar ao paciente com doenças renais crônicas qualidade de vida e acesso facilitado a serviços de saúde. A proposta será agora analisada pelo Senado.
O projeto define como diretrizes da política a universalização do acesso às diferentes modalidades de terapia renal e a medicamentos; a educação permanente dos profissionais de saúde para assistência às pessoas com doença renal; e o desenvolvimento de projetos estratégicos para a incorporação tecnológica no tratamento.
Na Comissão de Saúde, a relatora foi a deputada Flávia Morais (PDT-GO) que ressaltou a importância de um diagnóstico precoce:
“Então o diagnóstico é muito importante, muitas vezes o paciente não consegue fazer esse exame, não consegue ter esse diagnóstico no tempo correto para poder fazer um tratamento ainda cedo. Então o que a gente trabalha através dessa política é para que a gente tenha normas consolidadas que possam dar condições ao paciente para que ele evite o máximo esses tratamentos mais invasivos, mais difíceis e que ele possa ter o tratamento mais cedo possível, que ele possa ter acesso”.
O autor do projeto, deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM) afirma que existe uma estimativa de que cerca de 10% da população brasileira sofra de alguma forma de doença renal, com muitos casos não sendo diagnosticados a tempo.
Pela proposta, o poder público deve incentivar universidades federais a realizar pesquisas relacionadas à doença renal e à qualidade de vida dos pacientes. O texto prevê também que o Poder Executivo vai regulamentar a matéria para garantir o cumprimento das diretrizes.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Silvia Mugnatto
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.