27/08/2024 14:31 -
Radioagência
Sessão solene comemora 30 anos do Plano Real
SESSÃO SOLENE NA CÂMARA CELEBROU OS 30 ANOS DO PLANO REAL. OS PARTICIPANTES DESTACARAM A ESTABILIDADE PROVOCADA PELAS MUDANÇAS ECONÔMICAS. A REPÓRTER ANA RAQUEL MACEDO TEM OS DETALHES.
A Câmara dos Deputados comemorou os 30 anos do Plano Real, completados em 1º de julho. Criado em 1994, no governo Itamar Franco, pela equipe do então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, o Plano Real teve como objetivo o controle da inflação, já que o aumento generalizado dos preços afetava toda a economia desde os anos 80.
A sessão solene foi proposta pelo deputado Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR), que atuou ativamente na elaboração das propostas que viabilizaram a adoção da atual moeda brasileira.
Ele destacou que as grandes conquistas do Plano Real foram a estabilidade e o fim da inflação. E fez um paralelo com o impacto da Reforma Tributária na reorganização da economia de mercado.
“Que venham mais 30 anos de estabilidade econômica, estabilidade política, estabilidade jurídica e de crescimento econômico. Se há 40 anos, o Brasil cresce a 2% ao ano, nos últimos 10 anos a zero, eu tenho convicção que, com a nova Reforma Tributária, o Brasil vai crescer novamente, por 50 anos, a 6% ou 7% ao ano”.
Em mensagem de vídeo exibida durante a sessão solene, o economista Pérsio Arida, um dos criadores do Plano Real e ex-presidente do Banco Central, destacou a importância do Congresso Nacional na aprovação das iniciativas legais necessárias ao controle da inflação.
Arida lembrou que em junho de 1994, às vésperas do lançamento do Plano Real, a inflação, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), passou de 47% ao mês. A partir de 1996, porém, superou 10% ao ano apenas três vezes.
“Foi um plano extraordinariamente bem-sucedido, um dos poucos casos na História de uma desinflação que, na verdade, não é acompanhada de queda da atividade econômica. Na verdade, a estabilidade de preços que hoje nós temos no país se tornou um bem público, e o governo que a desrespeitar será certamente punido nas urnas”.
O deputado Pauderney Avelino (União-AM) afirmou que o Plano Real também pode ser visto como um programa social exitoso.
“A inflação é algo extremamente perverso, pois afeta mais quem menos tem, uma vez que a parcela mais pobre costuma ter menos acesso a instrumentos financeiros utilizados na defesa contra a inflação”.
Também participaram da sessão solene o ex-ministro Henrique Hargreaves, chefe da Casa Civil na gestão Itamar Franco e o economista Edmar Bacha, da equipe que implantou o Plano Real.
Da Rádio Câmara, de Brasília, com informações de Ralph Machado, Ana Raquel Macedo.








