01/07/2024 17:42 - Saúde
01/07/2024 17:42 - Saúde
CÂMARA APROVA INCLUSÃO DE REPRESENTANTE DA SOCIEDADE EM COMISSÃO TÉCNICA DO SUS. O REPÓRTER JOÃO GABRIEL FREITAS TEM MAIS DETALHES SOBRE A REGRA.
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou o projeto (PL 1241/2023) que inclui um representante da sociedade civil e um médico geneticista entre os especialistas que avaliam alterações no SUS, o Sistema Único de Saúde.
Essas pessoas formam a Conitec, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS. O grupo auxilia o Ministério da Saúde, avaliando novos medicamentos e sugerindo melhorias nos protocolos de atendimento.
Atualmente, a comissão conta com um representante indicado pelo Conselho Nacional de Saúde e outro especialista na área, indicado pelo Conselho Federal de Medicina.
Pelo texto aprovado, o representante da sociedade deve fazer parte de uma organização de caráter nacional, com mais de dois anos de existência e que atue na área que está sendo analisada. Isso porque por se tratar de temas técnicos, a Conitec não é uma comissão fixa. Um novo grupo pode ser formado a cada nova área da saúde que está sendo debatida.
O projeto também acrescenta à Conitec, a figura de um médico geneticista para tratar de doenças raras. A autora do projeto, deputada Rosangela Moro (União-SP), do União de São Paulo, argumenta que esse tipo de doença merece um olhar especial.
A parlamentar afirma que diversificar a comissão é essencial para garantir que o SUS acompanhe os avanços científicos pensando na necessidade de toda a população.
“Como as doenças raras precisam de um cuidado do atendimento multidisciplinar, o estabelecimento desse protocolo é de extrema importância para que as associações possam dar, contribuir com toda a sua expertise. Nas associações de pacientes, a gente tem um núcleo de informação muito importante que a gente não pode desconsiderar”.
Aprovado na Comissão Constituição e Justiça da Câmara, o projeto que inclui um representante da sociedade civil e um médico geneticista entre os membros da Conitec será avaliado, em seguida, pelo Senado.
Da Rádio Câmara, de Brasília, João Gabriel Freitas
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.