28/06/2024 14:28 - Segurança
28/06/2024 14:28 - Segurança
COMISSÃO APROVA PROJETO QUE CRIA POLÍTICA DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA ESCOLAR. A REPÓRTER LAÍS MENEZES TEM MAIS DETALHES DA PROPOSTA.
A Comissão de Segurança Pública da Câmara aprovou o projeto de lei (1725/2023) que inclui o Plano Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Violência no ambiente escolar como um dos instrumentos da Política Nacional de Segurança Pública.
A proposta também acrescenta o enfrentamento à violência escolar no rol de políticas que devem ser auxiliadas pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública.
Segundo o relator da proposta na Comissão, deputado Messias Donato (Republicanos-ES), o projeto de lei contribui com a formulação da política pública que é essencial no debate jurídico, mas ainda esquecida pelo setor.
“O Plano Nacional de Segurança Pública já vem sendo implementado desde 2021, e tem um planejamento estratégico até 2030, ou seja, um período de 10 anos. O sistema nacional de acompanhamento e combate à violência nas escolas é uma nova diretriz que está sendo incluída, portanto um jamais irá inviabilizar o outro, mas trabalhamos em políticas públicas e projetos que visam aprimorar a segurança nas escolas”.
O parlamentar lembra que o projeto ainda estabelece metas que devem ser cumpridas pelos órgãos de segurança pública do país, além de viabilizar orçamento e recursos humanos voltados para o combate à violência escolar.
Também está prevista na proposta a criação de um plano nacional para impedir o sofrimento psíquico nas escolas. O objetivo é desenvolver ações voltadas para detectar e auxiliar a população escolar em casos de depressão, ansiedade e outros.
A proposta que inclui o Plano Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Violência nas escolas na Política Nacional de Segurança Pública ainda deve ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Laís Menezes.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.