28/06/2024 11:21 -
28/06/2024 11:21 -
CÂMARA APROVA CINCO ACORDOS INTERNACIONAIS DO BRASIL NAS ÁREAS DE AVIAÇÃO CIVIL, COOPERAÇÃO TÉCNICA E INTERMEDIAÇÃO DE CONFLITOS. O REPÓRTER ANTÔNIO VITAL ACOMPANHOU AS VOTAÇÕES.
A Câmara dos Deputados aprovou cinco acordos internacionais do Brasil com países e instituições, nas mais diversas áreas: aviação civil, cooperação técnica e intermediação de conflitos.
Um dos acordos é com a Corte Permanente de Arbitragem, uma organização intergovernamental que foi fundada no final do século dezenove e tem 120 estados membros. Essa entidade atua na mediação de conflitos entre países e entre países e empresas.
O acordo torna o Brasil o centro das atividades da corte na América Latina, o que reforça o perfil do país como campo neutro para solução de controvérsias na região.
Outros dois acordos tratam da aviação civil e serviços aéreos. Esses textos são parecidos com os que o Brasil assinou com todos os países que usam os aeroportos e espaço aéreo brasileiro, e tem pontos como regras para exploração de voos comerciais por empresas dos dois países, direitos como o de sobrevoar o território sem pousar, fazer escalas, bem como medidas de segurança de voo.
Os acordos desse tipo que a Câmara aprovou foram com a Costa do Marfim e a Albânia. Para a deputada Erika Kokay (PT-DF), acordos como estes são bons para os dois países e podem favorecer o turismo no Brasil.
“Acordos como este são feitos pelo Brasil com outros países. Aqui nós também temos a múltipla designação de empresas, a livre determinação de capacidades e o quadro de rotas abertos. Ou seja, é um acordo que diz respeito ao setor aéreo, mas é um acordo que é extremamente benéfico para o próprio Brasil.”
Os outros dois acordos aprovados pela Câmara são de cooperação técnica com outros países, no caso, com a Guatemala e a Armênia.
O acordo com a Armênia envolve facilidades para o ingresso de pessoas das duas nacionalidades nos dois países. O com a Guatemala envolve também cooperação científica, como regras para intercâmbio de pesquisadores e troca de conhecimentos.
Os textos de todos os acordos foram enviados para o Senado e só entram em vigor depois de aprovados pelas duas casas do Legislativo.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Antonio Vital
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.