27/06/2024 12:40 - Segurança
27/06/2024 12:40 - Segurança
PROPOSTA APROVADA EM COMISSÃO DA CÂMARA PREVÊ AVISO A VÍTIMAS E A FORÇAS DE SEGURANÇA QUANDO CONDENADOS FOREM SOLTOS. A REPÓRTER SILVIA MUGNATTO TEM OS DETALHES.
A Comissão de Segurança Pública da Câmara aprovou projeto (PL 834/24) que estabelece procedimentos para notificar vítimas e agentes de segurança pública sobre a soltura de condenados.
Pela proposta, as instituições do sistema penal deverão notificar as vítimas e os agentes de segurança pública que efetuaram a prisão sobre a concessão de liberdade provisória a condenados, saídas temporárias e o término do cumprimento de pena.
O texto aprovado foi relatado pelo deputado Delegado Palumbo (MDB-SP) que incluiu na proposta a obrigatoriedade da anexação de uma imagem da pessoa que saiu da prisão:
“Ora, é inadmissível que as vítimas sejam deixadas no escuro sobre o status dos condenados, o que poderia colocar em risco a segurança e a integridade física e emocional. Portanto, essa notificação é essencial para permitir que as vítimas tomem precauções adequadas e se sintam seguras. A inclusão de uma imagem atualizada do condenado na notificação é uma medida adicional de segurança que visa facilitar o reconhecimento por parte das vítimas e dos agentes de segurança pública”
O projeto que cria uma notificação para as vítimas sobre a soltura de condenados ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça antes de ir para o Senado.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Silvia Mugnatto
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.