26/06/2024 19:49 - Saúde
26/06/2024 19:49 - Saúde
CÂMARA APROVA PROJETO QUE OBRIGA SUS A DISTRIBUIR FITAS COM GIRASSÓIS PARA DEFICIÊNCIAS OCULTAS. A REPÓRTER PAULA MORAES ACOMPANHOU A VOTAÇÃO.
Uma proposta aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (25/06) obriga o Sistema Único de Saúde a distribuir gratuitamente cordões de fita com desenhos de girassóis para identificar pessoas com deficiências ocultas (PL 2621/23).
As deficiências ocultas são aquelas que podem não ser percebidas de imediato, como é o caso do transtorno do espectro autista ou da surdez, entre outras. A fita com desenhos de girassóis já é usada em vários países do mundo como símbolo para identificar esses casos.
A deputada Erika Kokay (PT-DF) defendeu a importância da proposta para as pessoas que têm alguma deficiência oculta.
“Ao não ter essa deficiência visível, acabam sofrendo constrangimentos e o não entendimento de que essa pessoa usufrua dos direitos que as pessoas com deficiência já conquistaram neste País. Da prioridade em vários locais, vários espaços… Então é muito importante que a gente possa assegurar esse cordão dos girassóis.”
O projeto que obriga o SUS a distribuir gratuitamente cordões de fita com desenhos de girassóis para identificar pessoas com deficiências ocultas já pode seguir ao Senado, a menos que haja recurso para votação pelo Plenário da Câmara.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Paula Moraes.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.