11/06/2024 18:06 - Educação
11/06/2024 18:06 - Educação
COMISSÃO DISCUTE BUROCRACIA NO RECONHECIMENTO DE ESTUDOS NO EXTERIOR PELO BRASIL. A REPÓRTER LAÍS MENEZES ACOMPANHOU O DEBATE.
Em audiência pública da Comissão de Educação da Câmara, deputados e participantes levantaram algumas dificuldades que os brasileiros enfrentam ao seguirem seus estudos fora do país. O debate foi voltado para a educação dos brasileiros no Japão, e, além dos obstáculos para os alunos da educação superior, abordou também os entraves para crianças e adolescentes no ensino fundamental e médio.
O assessor especial para Assuntos Internacionais do Ministério da Educação, Francisco de Souza, explicou quais são as principais dificuldades.
“Uma pessoa, pode ser brasileira ou estrangeira, estudou fora do Brasil, ela vem ao Brasil com um diploma de educação superior, um diploma de bacharel, licenciatura, um diploma de tecnólogo. Revalidação é o processo para que esse diploma do exterior valha no Brasil, seja essa pessoa brasileira ou estrangeira”.
O deputado Moses Rodrigues (União-CE) disse que o problema acontece dos dois lados, tanto para brasileiros que começaram os estudos no Brasil e buscam dar continuidade no Japão, quanto para brasileiro que estudaram no Japão e querem que seus diplomas sejam válidos no Brasil também.
“Nós temos, por exemplo, muitos pesquisadores, doutores, que saem de suas universidades aqui no Brasil, levam suas famílias para Europa ou para os Estados Unidos para se capacitar, fazer um pós-doc, e depois você tem a dificuldade de revalidação ou equivalência dos estudos dessas crianças no ensino fundamental, e adolescentes no ensino médio”.
O parlamentar reforçou a urgência de facilitar o processo que reconhece, aqui no Brasil, o diploma ou jornada de um aluno brasileiro que estudou em outro país, ou mesmo a legitimação do diploma brasileiro no Japão.
Para ele, a solução seria a aplicação de um exame de proficiência de conteúdo e língua para um brasileiro que precise passar pelo processo de reconhecimento dos estudos. Por meio do exame, o indivíduo poderia ter a revalidação do seu ensino fundamental ou ensino médio.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Laís Menezes.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.