10/06/2024 14:03 -
10/06/2024 14:03 -
COMISSÃO APROVA PROJETO QUE INSTITUI CAMPANHA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE DA MULHER NO SUS. A REPÓRTER MARIA NEVES TEM OS DETALHES.
Aprovado na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, projeto institui a campanha de estímulo à realização de check-up feminino no Sistema Único de Saúde (SUS). Pelo texto, além de divulgar informações sobre a saúde feminina, a campanha deve estimular a adoção de hábitos saudáveis, com orientação nutricional e promoção de atividade física regular.
O texto prevê ainda que a campanha deve facilitar a realização de exames laboratoriais, de imagem e cardiológicos, além de conscientizar as mulheres sobre a necessidade de exames periódicos, especialmente durante e após o climatério.
Relatora do texto na comissão da Mulher, a deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA) ressalta que o SUS já conta com uma série de políticas voltadas à saúde da mulher. No entanto, na opinião da parlamentar, ainda faltam informação e acesso ao atendimento.
“Muitas mulheres não têm acesso à informação de meramente o que é um Papanicolau, como ela precisa fazer, onde ela precisa fazer. E aí, a gente traz, assim a gente está prevenindo o câncer uterino, ótimo. Mas também não se resume só ao âmbito ginecológico, existe o âmbito da saúde física no cômputo geral.”
Rogéria Santos lembra que as mulheres sofrem também com outras condições, como problemas cardíacos e obesidade. Então, o objetivo do check-up feminino seria exatamente englobar todas as políticas públicas voltadas às mulheres em uma campanha, que, além de ofertar informação, proporcione acesso a exames e aos profissionais do SUS.
O projeto aprovado também autoriza o Poder Executivo a celebrar parcerias com a iniciativa privada para promover os objetivos da Campanha Check-up Feminino.
A proposta ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Maria Neves
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.