07/06/2024 17:34 - Saúde
07/06/2024 17:34 - Saúde
COMISSÃO VAI ANALISAR OBRIGAÇÃO DE O SUS OFERTAR TESTE DE HPV. A REPÓRTER PAULA MORAES TEM OS DETALHES DA PROPOSTA.
A Comissão de Saúde da Câmara vai analisar um projeto que obriga a oferta, no Sistema Único de Saúde, de teste genético molecular para identificar o HPV (PL 5688/23).
O Papilomavírus Humano, popularmente conhecido pela sigla HPV, é uma infecção sexualmente transmissível. Os sintomas podem incluir verrugas nos órgãos genitais. Alguns dos 150 tipos do vírus têm relação direta com casos de câncer de colo de útero e em órgãos genitais.
A proposta já foi aprovada na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Ela cria a Política Nacional de Diagnóstico e Combate do HPV. Segundo o projeto, o governo federal, por regulamento, definirá a idade-alvo para a realização do exame.
Em casos de diagnóstico positivo, o regulamento deverá definir ainda os procedimentos a serem adotados para o tratamento e acompanhamento do paciente.
Relatora na comissão da Mulher, a deputada Maria Arraes (Solidariedade-PE) ressaltou que o diagnóstico precoce é essencial para a prevenção do câncer.
“É o câncer do colo do útero. Esse câncer a gente já tem acompanhado os dados e ele tem aumentado no nosso País. Entre os anos de 2020 e 2023, foram mais de 16 mil casos diagnosticados. Então essa política e essa campanha vêm pra reforçar a necessidade do diagnóstico precoce. A gente sabe que, se a mulher conseguir fazer o seu exame e conseguir realizar esse diagnóstico precoce, a chance de a gente conseguir curar é muito maior.”
A proposta será relatada pela deputada Ana Paula Lima (PT-SC) na Comissão de Saúde. Se passar lá, ainda precisa de análise pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Paula Moraes.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.