05/06/2024 18:32 - Cultura
05/06/2024 18:32 - Cultura
PRINCESA ISABEL E IMPERATRIZ MARIA LEOPOLDINA PODERÃO SER INSCRITAS EM LIVRO DE HERÓIS DA PÁTRIA. A REPÓRTER PAULA MORAES ACOMPANHOU A VOTAÇÃO DA PROPOSTA.
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou (5/6) uma proposta que inscreve os nomes da imperatriz Maria Leopoldina e da princesa Isabel no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria (PL 127/20). O livro fica depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.
Maria Leopoldina foi uma arquiduquesa austríaca conhecida por ter sido a primeira imperatriz do Brasil. Casada com D. Pedro, é considerada personagem importante na independência do Brasil, por ter influenciado o marido.
A princesa Isabel era filha de D. Pedro II e herdeira ao trono. Em 1871 assinou a Lei do Ventre Livre, que determinou que os filhos de mulheres escravizadas nasceriam livres. Em 1888, assinou a Lei Áurea, que libertou as pessoas escravizadas no País.
Deputados do PT e do Psol votaram contra a proposta.
Segundo Chico Alencar (Psol-RJ), um dos motivos é evitar continuar num sistema em que apenas os “vencedores” ganham destaque.
“É um galardão muito acima do que devia ser dedicado, talvez, a outras pessoas, talvez até mais anônimas, pequeninas. As primeiras educadoras brasileiras, mulheres negras muitas vezes esquecidas e até escravizadas, e que resistiram a essas opressões.”
Chico Alencar também disse que a princesa Isabel apenas sancionou uma lei, que na verdade foi fruto de uma luta de abolicionistas que resistiram à opressão.
Para a deputada Caroline de Toni (PL-SC), as duas mulheres já deveriam estar no livro.
“Porque muito foi influência delas para o Brasil que temos hoje. A Leopoldina, especificamente, nossa imperatriz, mulher de D. Pedro I, exerceu um papel fundamental na independência do Brasil. E a princesa Isabel, sabendo que a monarquia corria risco, teve a atitude nobre de perceber e ir contra os interesses liberais e econômicos dos grandes poderosos, os proprietários dos escravos, proprietários de terra. Ela foi a grande artífice da abolição da escravatura.”
A proposta que inscreve os nomes da imperatriz Maria Leopoldina e da princesa Isabel no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria poderá seguir ao Senado, a menos que haja recurso para análise, antes, pelo Plenário da Câmara.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Paula Moraes.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.