27/05/2024 14:20 - Direito e Justiça
27/05/2024 14:20 - Direito e Justiça
COMISSÃO APROVA PROPOSTA QUE VINCULA MULTAS DE TRÂNSITO À HABILITAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. A REPÓRTER SILVIA MUGNATTO TEM MAIS DETALHES.
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara aprovou projeto de lei (PL 2329/23) que permite a utilização de recursos arrecadados com multas de trânsito nos processos de habilitação de pessoas com deficiência.
Conforme a proposta, os recursos seriam utilizados para pagar taxas cobradas pelos órgãos de trânsito, como licença de aprendizagem e Carteira Nacional de Habilitação. Foi o que explicou o relator da proposta, deputado Sargento Portugal (Podemos-RJ):
“Nada mais do que justo do que reverter para ser utilizado pelas pessoas com deficiência. E para aqueles que insistem em não respeitar, vão gerar mais multas e com isso mais benefícios para os deficientes. Espero que tenham consciência e passem a respeitar quando ver uma placa “para deficientes”. Se você não tem deficiência, respeite.”
O projeto original, do deputado Duarte Jr. (PSB-MA), previa a gratuidade da renovação da CNH para pessoas com deficiência. Mas as comissões alteraram a proposta para não ferir prerrogativas dos estados e do Distrito Federal.
A proposta que reverte parte das multas de trânsito para a habilitação de pessoas com deficiência será analisada agora pela Comissão de Constituição e Justiça.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Silvia Mugnatto
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.