29/04/2024 15:42 - Cultura
Radioagência
Blocos e bandas do carnaval são reconhecidos como manifestação da cultura brasileira
BLOCOS E BANDAS DO CARNAVAL SÃO RECONHECIDOS COMO MANIFESTAÇÃO DA CULTURA BRASILEIRA. A REPÓRTER MARIA NEVES TEM MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A NOVA LEI.
Além de “levar alegria a milhões de corações brasileiros”, como diz a canção a Voz do Morro, de Zé Keti, o carnaval de rua também garante o sustento de muitas famílias, como destacou o deputado Tarcísio Motta (Psol-RJ). O parlamentar foi relator do texto na Comissão de Constituição e Justiça.
“Carnaval de rua é um carnaval da democracia. Não poderia dizer aqui da minha felicidade desse reconhecimento dos blocos de carnaval de rua, como uma manifestação cultural nacional, de importância nacional, que deve ser estimulada, que deve ser incentivada, que na maior parte das vezes, são tocados por músicos que voluntariamente se colocam à disposição de levar alegria para milhares e milhões de pessoas. E normalmente vem atrás deles um conjunto de trabalhadores ambulantes para garantir, inclusive, trabalho, emprego e renda. Assim como as escolas de samba, os blocos hoje são um espaço de renda, de garantir de direitos, de alegria e de futuro.”
Pela nova lei, o poder público tem o dever de garantir a livre atividade dos blocos e das bandas de carnaval, além de assegurar a realização de seus desfiles.
No ano passado, as escolas de samba já haviam sido reconhecidas como manifestação da cultura nacional. O projeto que deu origem ao reconhecimento das escolas também foi apresentado pela deputada Maria do Rosário.
Conhecer o número de blocos de carnaval existentes no Brasil é uma tarefa praticamente impossível, pois a cada ano surgem grupos novos e outros desaparecem. O que se sabe com certeza é que também a cada ano o carnaval de rua cresce. Cidades como Belo Horizonte e São Paulo, que há pouco tempo praticamente não contavam blocos carnavalescos agora têm grupos que arrastam milhares e milhares de foliões.
Em São Paulo, esse ano, a prefeitura divulgou 536 desfiles oficiais, que arrastaram cerca de 15 milhões de pessoas pelas ruas. Em Belo Horizonte mais de 500 blocos desfilaram, com público de 5 milhões e meio de pessoas.
No Rio de Janeiro, somente um bloco, como o tradicional Cordão do Bola Preta, é capaz de levar quase um milhão de foliões às ruas. Ao todo, o carnaval carioca recebeu mais de 8 milhões de pessoas, nas estimativas da prefeitura. E a festa deixou R$ 5 bilhões de reais na cidade.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Maria Neves








