26/04/2024 14:38 -
26/04/2024 14:38 -
CÂMARA PODE VOTAR PROJETO QUE PERMITE PARCELAMENTO DAS FÉRIAS DOS MÉDICOS RESIDENTES. O REPÓRTER ANTONIO VITAL TEM OS DETALHES.
Está pronto para ser votado no Plenário da Câmara projeto (PL1732/22) que permite o parcelamento em até três vezes das férias do médico residente.
Hoje, a lei da residência médica (Lei 6932/81) não permite o fracionamento, direito que já é concedido a diversas outras categorias profissionais.
A proposta, apresentada pela ex-deputada Soraya Manato, permite a divisão das férias em períodos de dez dias.
Ao justificar a medida, ela disse que não existe motivo para a proibição do parcelamento. A deputada argumentou que a residência médica chega a ocupar sessenta horas semanais, sem contar o período de estudo, o que demanda grande esforço e justifica os períodos de descanso.
O projeto ganhou regime de urgência, o que permite que seja votado diretamente no Plenário, sem passar pelas comissões permanentes da Câmara. Mas a proposta já foi aprovada pela Comissão de Saúde, com parecer favorável do relator, deputado Luiz Lima (PL-RJ). Para ele, o fracionamento das férias garante melhores condições de trabalho e estudo para os residentes.
No Plenário, o regime de urgência foi defendido pelo deputado Doutor Luizinho (PP-RJ), que é médico.
“O médico residente tem a obrigação de tirar 30 dias. Para que a gente possa fazer um parcelamento dessas férias. Poder parcelar de dez em dez dias. Não tem impacto financeiro. Somente para facilitar a esses médicos que tem dedicado sua vida para a especialização. Essa é uma reivindicação de todos os médicos residentes do Brasil. Nós que fomos residentes, que no início da nossa vida demos o nosso esforço, a nossa dedicação, pela formação de uma especialidade.”
A residência médica foi instituída em 1977 como modalidade de ensino de pós-graduação para os médicos. Quando cumprida integralmente, confere ao residente o título de especialista. O Brasil tem atualmente cerca de 50 mil médicos residentes em formação.
Ainda não há data para votação, em Plenário, do projeto que permite o fracionamento das férias dos médicos residentes em até três períodos de dez dias.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Antonio Vital
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.