25/04/2024 13:14 -
25/04/2024 13:14 -
COMISSÕES DE DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE ELEGEM NOVOS PRESIDENTES. O REPÓRTER JOÃO GABRIEL FREITAS NOS CONTA MAIS SOBRE OS ELEITOS.
Duas comissões permanentes da Câmara que ainda não tinham escolhido suas lideranças, agora, têm presidentes definidos. Na Comissão de Desenvolvimento Urbano, quem assume é o deputado Eunício Oliveira (MDB-CE).
Eunício Oliveira foi eleito deputado federal pela primeira vez em 1998 e reeleito duas vezes. Em 2010, foi eleito senador e reeleito em 2017 — ano em que presidiu o Senado. Já em 2022, voltou à Câmara dos Deputados.
Durante a posse, o parlamentar se comprometeu a promover discussões sobre as desigualdades nos centros urbanos.
O deputado Eunício Oliveira reconheceu que o poder público não entrega as melhores condições habitacionais e de saneamento básico à população, principalmente, para as pessoas mais pobres.
“O Brasil ainda deve muito ao seu povo, principalmente aos de menor renda e aqueles que moram nas periferias das cidades. A luta pela qualidade de vida, leis urbanas e preocupações mais igualitárias são também requisitos de uma verdadeira democracia institucional.”
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável também elegeu um novo presidente: o deputado Rafael Prudente (MDB-DF).
Formado em Administração, Rafael Prudente está no primeiro mandato na Câmara. Foi deputado distrital e presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Ele destacou que a comissão assume um papel de protagonismo no país diante das mudanças climáticas.
Rafael Prudente ressaltou que o Brasil é a maior potência natural do planeta. Mas o parlamentar ponderou que a perda de biodiversidade e a degradação do meio ambiente exigem urgência na implementação de políticas públicas.
“Esses desafios não podem ser subestimados e a urgência de ação nunca foi tão clara. Devemos fomentar a inovação e a adoção de tecnologias limpas, investir em energias renováveis e promover a agricultura sustentável. Além de propor e apoiar novas legislações que promovem o equilíbrio entre a conservação dos recursos naturais e a transição para uma economia verde.”
Com a definição nas comissões de Desenvolvimento Urbano e de Meio Ambiente, todas as 30 comissões permanentes da Câmara têm presidentes eleitos, para um mandato de um ano.
Da Rádio Câmara, de Brasília, João Gabriel Freitas
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.