24/04/2024 20:34 -
24/04/2024 20:34 -
PRESIDENTE DA CÂMARA RESSALTA COLABORAÇÃO COM GOVERNO E NEGA CRISES EM CONVERSA COM O APRESENTADOR PEDRO BIAL. O REPÓRTER LUIZ GUSTAVO XAVIER ACOMPANHOU.
O presidente da Câmara, [[Arthur Lira]], afirmou que há um esforço no parlamento para que as propostas cheguem maduras ao Plenário da Casa, e negou que contribua para gerar qualquer instabilidade para o governo Lula. O presidente destacou, no entanto, que há falhas na articulação política do governo, que precisam ser resolvidas. Lira destacou que nenhuma pauta-bomba (que são os projetos que aumentam o gasto com prejuízos ao ajuste fiscal) foi tratada pelos deputados.
“Qual pauta-bomba foi pautada? Qual instabilidade para um governo ou para outro? Não há nenhum governo desde que eu cheguei à Câmara que tenha tido melhores condições para governar o país do que as dadas por nós”
Lira lembrou que ainda no final do governo Bolsonaro, o Congresso aprovou a PEC da Transição, que flexibilizou o teto de gastos à época e permitiu o cumprimento de promessas de campanha de Lula.
“Se não tivéssemos feito aquilo, o orçamento teria acabado em junho. O presidente Lula teve um ano de 2023 espetacular por tudo o que o Congresso fez, especialmente a Câmara dos Deputados”.
Lira foi questionado sobre a instalação de Comissões Parlamentares de Inquérito. Na semana passada, a imprensa publicou diversas matérias de que o presidente poderia instalar CPI’s para atrapalhar o governo. Segundo Lira, o que vai ser discutido é se há espaço para instalar uma comissão de inquérito em pleno ano eleitoral, observado o Regimento Interno.
Lira também afirmou que é errada a versão de que tenha “enterrado” o projeto que trata da regulamentação das redes. Ele explicou que o chamado PL das Fake News não obteve consenso entre os líderes para ir a votação. O presidente lembrou ainda que houve uma forte pressão por parte das chamadas Big Techs para adiar a votação da proposta pelo Plenário.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Luiz Gustavo Xavier
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.