24/04/2024 16:45 - Administração Pública
Radioagência
Deputado Julio Arcoverde (PP-PI) é eleito presidente da CMO
COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO TEM NOVO PRESIDENTE E RELATOR PARA O ORÇAMENTO DE 2025. SAIBA MAIS COM A REPÓRTER SILVIA MUGNATTO.
O deputado Julio Arcoverde (PP-PI), novo presidente da Comissão Mista de Orçamento, disse que pretende focar seu trabalho na necessidade de mais investimentos que melhorem a infraestrutura do país. Ele foi eleito nesta quarta-feira por aclamação e indicou o senador Angelo Coronel (PSD-BA) para a relatoria do Orçamento de 2025.
Arcoverde está em seu primeiro mandato na Câmara. Antes, foi deputado estadual do Piauí por dois mandatos. Em 2019, foi secretário de Esporte e Lazer de Teresina.
O presidente da CMO pediu apoio aos colegas para que os projetos possam ser aprovados de maneira consensual:
“Estāo sob nossa responsabilidade matérias essenciais para o tão sonhado salto de desenvolvimento do Brasil, em áreas fundamentais como, por exemplo, a social; com a destinação de recursos para combater a fome, com foco na geração de emprego, melhorias na Saúde, Educação, e Segurança Pública, além de incentivos à inovação tecnológica. Nosso foco em 2024 é garantir a alocação de recursos e investimentos voltados para iniciativas que fortaleçam a infraestrutura nacional e elevem de fato o potencial do nosso país.”
O senador Angelo Coronel fez questão de dizer que vai fortalecer a atuação parlamentar na elaboração do Orçamento:
“Não abrirei mão um milímetro de fortalecer o Parlamento. Eu sou parlamentarista nato e municipalista de carteirinha. Enquanto tiver essa caneta e que eu possa ajudar o Parlamento brasileiro, tanto Câmara quanto Senado, e os municípios do Brasil, vocês vão contar aqui com o relator Angelo Coronel. É importante falar isso desde o início.”
O deputado Jonas Donizette (PSB-SP) pediu aos colegas que a comissão possa traduzir melhor para a população o que é discutido no colegiado:
“Eu pediria presidente que a gente possa ter canais, canais eletrônicos de participação popular, para que a população possa também se manifestar, tanto na parte de segmentos quanto na parte também dos prefeitos.”
Durante a reunião, vários parlamentares brincaram com o fato de que o deputado Claudio Cajado (PP-BA), de 60 anos, abriu os trabalhos da comissão por ser o titular com mais mandatos. Ele está no oitavo mandato, é muito presente na CMO, e, segundo os colegas, não mudou nada. É o que disse, por exemplo, o deputado Rodrigo de Castro (União-MG):
“É um fenômeno o deputado Cajado. Ele chegou junto com meu pai aqui em 94. Meu pai ficou 3 mandatos e eu estou há 5. Quando eu cheguei eu ainda tinha cabelo e cabelo preto. Ele não tem um cabelo branco. Isso é realmente um caso a ser estudado.”
Além dos projetos da Lei de Diretrizes Orçamentárias, Orçamento anual e Plano Plurianual; a CMO analisa projetos e medidas provisórias que abrem créditos extras aos orçamentos.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Silvia Mugnatto








