22/04/2024 16:12 - Ciência e Tecnologia
22/04/2024 16:12 - Ciência e Tecnologia
CÉSAR LATTES ENTRA PARA O LIVRO DE HERÓIS E HEROÍNAS DA PÁTRIA. A REPÓRTER SILVIA MUGNATTO TEM MAIS DETALHES SOBRE A NOVA LEI.
Foi sancionada lei (Lei 14839/24) que inscreve o nome de Cesare Mansueto Giulio Lattes no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Mais conhecido como César Lattes, o físico nasceu em 1924 em Curitiba (PR) e faleceu em Campinas (SP), em 2005.
Junto com dois colegas, César Lattes comprovou a existência da partícula subatômica méson pi.
Ele é um dos fundadores do CNPq, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e a instituição homenageia o físico com o portal utilizado para cadastrar os currículos de cientistas, pesquisadores e estudantes, a Plataforma Lattes.
A deputada Lídice da Mata (PSB-BA) relatou a proposta sobre a inscrição de Lattes como herói da pátria na Comissão de Cultura da Câmara:
“Cesare Lattes, além do sucesso no campo acadêmico, atuou com clareza política para fazer a ciência brasileira avançar. Reconhecia o que era preciso, arregimentar apoios nas questões mais estratégicas. Em síntese, o físico Cesare Lattes foi um dos maiores cientistas nacionais, um ícone na produção científica mundial, e seguramente permanece como um símbolo que inspira sucessivas gerações de cientistas”
O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria fica no memorial cívico Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, e traz os brasileiros e as brasileiras que atuaram na defesa e na construção do País, como o ambientalista Chico Mendes, a médica Nise da Silveira, e a enfermeira Anna Néri.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Silvia Mugnatto
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.