27/03/2024 14:18 - Esportes
27/03/2024 14:18 - Esportes
COMISSÃO APROVA PROJETO QUE GARANTE VOTAÇÃO NÃO PRESENCIAL NAS ELEIÇÕES DE CLUBES. O REPÓRTER JOÃO GABRIEL FREITAS ACOMPANHOU A VOTAÇÃO.
A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou um projeto (PL 3163/23) que garante a possibilidade de votação não presencial em eleições das organizações esportivas, como os clubes de futebol, desde que o sistema de votos seja imune a fraudes.
Também fazem parte desse grupo instituições como academias e escolinhas esportivas, além de entidades administrativas, como federações e ligas.
Atualmente, a Lei Geral do Esporte (Lei 14.597/23) dá a opção de votações não presenciais. Mas o texto proposto pelo deputado Bandeira de Mello (PSB-RJ), assegura essa forma de voto aos sócios que não podem comparecer ao local de apuração.
Bandeira de Mello, que já foi presidente do Flamengo, argumenta que a medida evita que os eleitores sejam impedidos de chegar ao local de votação.
O relator na comissão, deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE), defende o formato não presencial, como forma de ampliar a participação e de tornar o processo mais democrático e justo.
O parlamentar argumenta que votações não presenciais já são realidades graças à evolução tecnológica. Nesse sentido, Renildo Calheiros afirma que a lei esportiva deve acompanhar o movimento de informatização da sociedade.
“A implementação de controles robustos de identificação dos candidatos, criptografia dos votos e auditorias regulares, dentre outras, já são absolutamente acessíveis aos clubes e garantem processos eleitorais transparentes. É uma forma de ampliar a participação de maneira absolutamente coerente com o estágio atual de nossos avanços tecnológicos.”
Após ser aprovado na Comissão de Esporte, o projeto que garante a possibilidade de votação não presencial em eleições de organizações esportivas será avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça.
Da Rádio Câmara. de Brasília, João Gabriel Freitas
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.