20/03/2024 17:05 -
20/03/2024 17:05 -
COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER ELEGE NOVA PRESIDENTE PARA 2024. SAIBA MAIS COM O REPÓRTER JOÃO GABRIEL FREITAS.
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher elegeu a deputada Ana Pimentel (PT-MG) como presidente para 2024.
Ela é médica, professora universitária e doutora em saúde pública. A parlamentar está em seu primeiro mandato como deputada federal e também preside a Frente Parlamentar Mista do Sistema Único de Saúde (SUS), o SUS.
Ana Pimentel ressaltou que a comissão deve priorizar medidas que garantam os direitos básicos das mulheres. Para a deputada, a falta de representação feminina em espaços de poder e a violência estrutural são fruto da desigualdade de gênero que ainda sobrevive no Brasil.
“Nós temos na nossa sociedade, ainda, vários efeitos das desigualdades entre homens e mulheres. E é por isso a necessidade da gente atualizar todos os anos a Comissão, porque nós queremos construir uma sociedade que, de fato, seja igualitária e que as mulheres tenham as mesmas oportunidades e os mesmos direitos que os homens.”
Ana Pimentel também defendeu a realização de pesquisas para que a Câmara dos Deputados conheça a realidade e o perfil das mulheres que, de alguma forma, têm seus direitos violados.
Nesse sentido, a deputada Silvye Alves (União-GO) pediu que a comissão aumente a cobrança nos estados em relação à aplicação das medidas aprovadas no Congresso.
“Eu não estou vendo resultado nos estados do que a gente está fazendo aqui. Eu estou falando isso para todos os quatro cantos, sobre a subnotificação do índice de feminicídio, do índice de violência doméstica. Eles têm que saber o que nós estamos fazendo aqui e cobrar essa resposta imediata. Não adianta nada a gente trazer essa questão pro nacional, sendo que na nossa própria casinha nós não estamos conseguindo organizar.”
Agora, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, criada em 2016, se reúne no dia 3 de abril para definir a agenda de trabalho do ano.
Da Rádio Câmara, de Brasília, João Gabriel Freitas
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.