06/03/2024 22:38 - Política
06/03/2024 22:38 - Política
ALIEL MACHADO É ELEITO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE CULTURA, E ANTONIO CARLOS RODRIGUES ASSUME COMISSÃO DO ESPORTE. A REPÓRTER PAULA MORAES ACOMPANHOU AS ELEÇÕES.
Garantir investimento para o setor e acompanhar a execução orçamentária. Essas serão algumas das tarefas da Comissão de Cultura em 2024, de acordo com o presidente eleito, deputado Aliel Machado (PV-PR).
A Comissão de Cultura da Câmara analisa propostas relacionadas ao patrimônio histórico, geográfico, arqueológico, cultural, artístico e científico; sobre o direito de imprensa e de expressão da atividade intelectual, artística, científica; e sobre espetáculos públicos, datas comemorativas e homenagens cívicas; entre outros assuntos.
De acordo com Aliel Machado, falar de cultura é falar da própria identidade do brasileiro. Ele comentou a necessidade de apoiar os pequenos produtores culturais disse que a comissão terá de acompanhar a execução orçamentária do setor cultural.
“O que nós vamos fazer agora é fortalecer esse debate, o vínculo com o Ministério da Cultura, que tem uma grande ministra, que é uma grande referência, a ministra Margareth, e potencializar todas essas ações, garantindo o investimento necessário, acompanhando a execução orçamentária, as ações que envolvem o Ministério da Cultura.”
Aliel Machado está em seu terceiro mandato de deputado federal, e já presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. Ele foi relator do projeto que cria o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa, e estabelece tetos para emissões e um mercado de venda de títulos. O texto foi aprovado pela Câmara no final do ano passado.
Na Comissão do Esporte, o deputado Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP) foi eleito presidente.
Advogado de formação, Antônio Carlos Rodrigues foi ministro dos Transportes durante o segundo governo de Dilma Rousseff. Também foi senador entre 2012 e 2014. Entre 2001 e 2012, foi vereador de São Paulo, quando aprovou o programa Mais Esporte, que criou escolas de esporte para crianças e adolescentes.
Entre outros temas, cabe à Comissão do Esporte debater e votar propostas relacionadas ao sistema desportivo nacional e sua organização; política e plano nacional de educação física e desportiva; normas gerais sobre desporto; e justiça desportiva.
Neste ano, é a terceira comissão mais beneficiada com emendas ao orçamento, num total de 650 milhões de reais.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Paula Moraes.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.