06/03/2024 22:29 - Política
Radioagência
Novos presidentes de comissões da área econômica buscam pautas de consenso
NOVOS PRESIDENTES DE COMISSÕES DA ÁREA ECONÔMICA BUSCAM PAUTAS DE CONSENSO. A REPÓRTER SILVIA MUGNATTO ACOMPANHOU OS DEPUTADOS APÓS A POSSE.
O deputado Mário Negromonte Jr. (PP-BA). (PP-BA), novo presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, abriu o seu discurso de posse repetindo três vezes a palavra “dialogar”. Negromonte pediu aos colegas que deixem de lado os palanques eleitorais passados e os que ocorrerão este ano para que a pauta da comissão avance:
“Que a gente não traga aqui para a comissão as nossas posições ideológicas ou posições que nós levamos para os palanques políticos. Aqui, em primeiro lugar, quem tem que estar é o povo brasileiro. Não estou dizendo que vou privar aqui o debate, se algum momento tiver, de forma ideológica. Não, aqui cada um tem o direto de falar o que quiser. Mas que a gente não trava essa comissão por nenhuma questão ideológica pessoal de cada um de nós aqui”.
Mário Negromonte Jr., que substitui o deputado Paulo Guedes (PT-MG), está em seu terceiro mandato na Câmara. A Comissão de Finanças e Tributação é um colegiado que precisa opinar em todos os projetos que impliquem em aumento de gastos para as contas públicas. E o seu parecer é, portanto, decisivo para a continuidade destes projetos.
Com o mesmo espírito de diálogo, o deputado Danilo Forte (União-CE) assumiu a presidência da Comissão de Desenvolvimento Econômico no lugar do deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA). O deputado, que está em seu quarto mandato na Câmara, afirmou que quer construir uma agenda de trabalho com a colaboração de todos e citou vários temas que pretende enfrentar como a questão dos incentivos fiscais:
“A gente precisa, inclusive, reencontrar caminhos para essa política de incentivos, que não pode estar preso a uma agenda do atraso, mas estar colocado na perspectiva de viabilizar e induzir uma agenda de futuro. Então, precisamos descortinar, precisamos dar transparência a todo este trabalho”.
Na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços, o deputado Josenildo (PDT-AP), que está em seu primeiro mandato na Câmara, vai substituir o deputado Heitor Schuch (PSB-RS):
“A reconstrução do nosso país passa invariavelmente por um firme processo de reindustrialização, pela valorização das microempresas e pequenas empresas; por observar avanços na área jurídica, na questão da propriedade industrial, na busca pela normalização e qualidade industrial, entre várias outras propostas em tramitação na Casa”.
E na Comissão de Defesa do Consumidor, o novo presidente é o deputado Fabio Schiochet (União-SC), que está em seu segundo mandato na Câmara. Ele substitui Jorge Braz (Republicanos-RJ). Fabio pediu apoio aos colegas para a realização de audiências públicas:
“Nós teremos muito trabalho esse ano, um trabalho de vigilância, um trabalho de botar pessoas aqui, empresas aqui e cobrar a explicação, defendendo o consumidor”
A maior parte dos ex-presidentes publicou nas páginas das comissões relatórios com os principais projetos aprovados em 2023 e as audiências realizadas.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Silvia Mugnatto








