06/03/2024 21:37 - Educação
Radioagência
Comissão de Educação elege Nikolas Ferreira para presidente, Saúde escolhe Dr. Francisco
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO ELEGE NIKOLAS FERREIRA PARA PRESIDENTE, SAÚDE ESCOLHE DR. FRANCISCO. A REPÓRTER MARIA NEVES ACOMPANHOU AS ELEIÇÕES.
Com resistência de integrantes de partidos da base do governo, o deputado Nikolas Ferreira, do PL mineiro, foi eleito para presidir a Comissão de Educação. A deputada Sâmia Bonfim, do Psol de São Paulo, chegou a apresentar uma questão de ordem questionando a elegibilidade de Nikolas Ferreira ao cargo.
A parlamentar argumentou que o candidato não “tem reputação ilibada” para assumir o colegiado porque responde a processo na Justiça. Sâmia Bonfim alegou também que o parlamentar mineiro já foi condenado em segunda instância em uma ação civil movida pela atual deputada, Duda Salabert, do PDT de Minas Gerais, por transfobia.
A questão de ordem, no entanto, foi arquivada e Nikolas Ferreira obteve 22 votos. Os 42 deputados que compõem a comissão marcaram presença na reunião.
A deputada Tábata Amaral, do PSB de São Paulo, se disse “extremamente triste”, porque devido à polarização política do país, o PL indicou para presidência da comissão “alguém sem nenhum compromisso com a educação”.
Sonora: TÁBATA AMARAL
“Estou extremamente revoltada de saber que, em vez de a gente trazer alguém comprometido com o diálogo, que saiba dos problemas reais da educação brasileira, que tenha condições de dar resposta ao analfabetismo que a gente tem, ao aumento da evasão escolar, a gente vai ter uma pessoa com postura de moleque, porque já destratou inúmeras deputada desse plenário, que não tem tamanho para ser deputado federal, quem dirá para ser presidente da Comissão de Educação. Me entristece muito saber que a gente está apequenando esse espaço taão importante, tão estratégico par ao nosso país a ter alguém que vai estar aqui para lacrar, mas que não entende nada de sala de aula.”
Ao defender o companheiro de partido, o deputado Paulo Bilinski, do PL de São Paulo, afirmou que antecipar que Nikolas Ferreira não estaria disposto a analisar a pauta da esquerda é exercício de adivinhação desnecessário e preconceituoso.
Por meio de vídeo, Nikolas Ferreira garantiu que a pauta da Comissão de Educação vai ser “bastante conceitual” e plural. O deputado não pode comparecer à reunião que o elegeu presidente porque está em licença-paternidade.
Sonora: NIKOLAS FERREIRA
“[Quero] deixar aqui bem claro que nós vamos fazer uma comissão bastante plural, no sentido de debate de ideias, debate de posicionamentos, realizações de audiência públicas para ter a presença da sociedade civil, acredito que é muito importante, e em um ano muito importante para educação no nosso país, nós temos aí a votação do plano nacional de educação, debateremos também outros temas importantes, como home schooling, a questão da violência dentro da sala de aula.”
Com 42 cadeiras, a Comissão de Educação é uma das maiores da Câmara em número de ocupantes. No orçamento de 2024, os deputados da Comissão contaram com emendas no valor de mais de 180 milhões 200 mil reais, que não sofreram cortes do governo.
Antes de chegar à Câmara, com apenas 26 anos, Nikolas Ferreira foi vereador na capital mineira, Belo Horizonte, entre 2020 e 2022. O deputado é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Para a Comissão de Saúde o eleito foi o deputado Dr. Francisco, do PT do Piauí. Em seu primeiro mandato na Câmara, Dr. Francisco vai assumir uma das comissões mais importantes da Casa. Com 52 cadeiras, é o segundo maior colegiado em número de integrantes, menor apenas que a Comissão de Constituição e Justiça, que abriga 66 deputados.
Depois da aprovação das emendas de comissão no orçamento federal este ano, a Comissão de Saúde ganhou ainda mais relevância, uma vez que ficou com o maior valor em emendas – mais de 4 bilhões e 500 milhões de reais. Além disso, ao contrário do que ocorreu com a destinação orçamentária de outras comissões, esse montante não sofreu cortes por parte do governo.
Ao assumir o posto, Dr. Francisco pediu a colaboração dos colegas para a condução dos trabalhos.
Formado em medicina pela Universidade Federal de Campina Grande, Dr. Francisco é especialista em endocrinologia. Antes de chegar ao Parlamento federal, foi prefeito de São Francisco do Piauí, de 2009 a 2014, e deputado estadual, entre 2019 e 2022.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Maria Neves








