05/03/2024 15:23 - Segurança
Radioagência
Nova versão em quadrinhos sobre a vida de Maria da Penha é lançada na Câmara
NOVA VERSÃO EM QUADRINHOS SOBRE A VIDA DE MARIA DA PENHA É LANÇADA NA CÂMARA. O REPÓRTER MURILO SOUZA ACOMPANHOU.
Foi lançada na Câmara dos Deputados a nova versão do livro "Maria da Penha nas Escolas", uma ampliação da obra que pretende conscientizar crianças e jovens sobre a necessidade do combate à violência contra a mulher.
O livro conta, em linguagem adaptada, a história de vida de Maria da Penha, a farmacêutica brasileira vítima de violência doméstica que se tornou símbolo do combate à violência contra a mulher no País.
O evento foi promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceria com Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.
A obra da historiadora Manoela Barbosa tem ilustrações de Zaia Ângelo, versão em braile e acompanha ainda um Manual do Professor, com orientações e sugestões de atividades a serem realizadas a partir da leitura.
Durante o lançamento do livro no Salão Negro da Câmara, Manoela Barbosa explicou que o tema do livro, idealizado em 2017, na cidade de Morrinhos, no sudoeste goiano, decorre de uma “encomenda social” recebida a partir de ações desenvolvidas em escolas da periferia.
“A gente estava circulando por escolas no Estado de Goiás, desenvolvendo ações formativas, com temas como cidadania, direitos humanos, e ouvindo muito das demandas de alunos e alunas nessas escolas, em especial sobre condições alarmantes de violência contra as mulheres que estavam afetando a realidade escolar do lugar”.
A autora disse ainda que a ideia é aproveitar a oportunidade do livro para levar o debate sobre a violência contra a mulher para além das fronteiras de Goiás.
“Essa provocação, essa encomenda social chega pra gente de uma forma muito degradante, mas, com as nossas ações, a gente pode sim lançar sementes e potencializar transformações locais, em vidas, em famílias e em discursos reais em todos os lugares”.
Vice-presidente da Comissão de Defesa da Mulher, a deputada Delegada Ione (Avante-MG) disse esperar que o projeto se espalhe por instituições de ensino de todo o Brasil.
“A escola tem um papel fundamental na disseminação de informações e na quebra de preconceitos tão comumente propagados por uma cultura ainda machista e patriarcal”.
O livro Maria da Penha nas Escolas tem como objetivo conscientizar estudantes de todo o País sobre a necessidade de se combater a violência doméstica e de gênero contra mulheres.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Murilo Souza.








