28/02/2024 11:00 - Trabalho
28/02/2024 11:00 - Trabalho
CÂMARA ANALISA PROJETO QUE INCLUI MENTORIA PROFISSIONAL EM PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL. O REPÓRTER LUIZ CLÁUDIO CANUTO TEM OS DETALHES.
Está em análise na Câmara projeto (PL 5962/23) que inclui diretrizes de mentoria profissional em programas de educação e capacitação profissional. O projeto é do deputado Gilberto Abramo (Republicanos-MG).
Segundo explica o autor da proposta em sua justificativa, o aumento da população e as maiores exigências do mercado de trabalho tornam as condições de empregabilidade um desafio que vai além do conhecimento e da qualificação técnica. Ele acredita que também é necessário aprender como enfrentar processos seletivos de emprego mais complexos e habilidades socioemocionais para trabalhos cada vez mais colaborativos.
Na opinião de Gilberto Abramo, hoje o trabalho é muito dinâmico e para obter sucesso os jovens precisam não só de conhecimento técnico, mas também de habilidades sociais e emocionais.
“A ideia é fazer alterações nas leis existentes para garantir que os estudantes não só aprendam a teoria, mas também recebam orientação prática de profissionais experientes em suas áreas. Entendemos que conseguir um emprego vai além das habilidades técnicas, incluindo entrevista, network e comunicação. Por isso, a mentoria profissional é essencial para fortalecer esses aspectos e facilitar a entrada no mercado de trabalho.”
O projeto muda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) e também a Lei do Sine, Sistema Nacional de Emprego (Lei 13.667/18). Segundo a proposta, programas tradicionais de educação profissional e os serviços do Sine teriam que incluir mentorias profissionais para os jovens se capacitarem ou desempregados poderem receber orientações de profissionais mais experientes em suas áreas de interesse, como habilidades de comunicação, estratégias para um plano de carreira e conhecimento de técnicas de entrevistas de emprego. E esse tipo de serviço precisaria ter fácil acesso.
O projeto está na Comissão de Educação e precisa passar também pelas Comissões de Trabalho; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Luiz Cláudio Canuto
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.