21/02/2024 19:43 - Esportes
21/02/2024 19:43 - Esportes
GRUPO DE DEPUTADOS E SENADORES QUER APOIAR ESPORTES ELETRÔNICOS NO BRASIL. O REPÓRTER JOÃO GABRIEL FREITAS ACOMPANHOU O LANÇAMENTO DA FRENTE PARLAMENTAR.
Dados da pesquisa Game Brasil de 2023 mostram que 60% dos brasileiros jogam ou consomem esportes eletrônicos, conhecidos como e-sports. Segundo o estudo, o crescimento da categoria se deve à popularização dos jogos eletrônicos, já que 3 a cada 4 brasileiros jogam os chamados games.
Pensando nisso, deputados e senadores criaram uma frente parlamentar para discutir questões sobre o setor. O objetivo do grupo é propor ações para o desenvolvimento dos jogos eletrônicos e apoiar à comunidade que consome os games.
O presidente da Frente, deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO), enfatiza que o grupo vai lutar por ações de incentivo tributário ao mercado de jogos eletrônicos.
Segundo o Coronel Chrisóstomo, junto com uma legislação que favoreça o crescimento da indústria de jogos eletrônicos, é necessário investir na formação de profissionais como programadores e desenvolvedores.
“Pensar numa indústria que seja favorável aos jogadores brasileiros e formar mão de obra para trazer aqui os joguinhos, né? Vamos formar a mão de obra para criar jogos aqui no Brasil. Que isso é um mundo aberto.”
Para o presidente da Confederação Brasileira de Games e Esports (CBGE), Paulo Ribas, a frente parlamentar aproxima o Congresso dos esportes eletrônicos.
“A expectativa é que a Frente Parlamentar tenha um entendimento que precisa ser entendido desde a base da formação, da educação. É um movimento de interesse nacional, não só da parte de entretenimento dos próprios esportes, mas também como na economia e no turismo. Nós temos grandes eventos aqui vindo para o Brasil. Isso pode fomentar o esporte no Brasil como um todo.”
Paulo Ribas espera que o apoio dos deputados impulsione a descoberta de novos talentos e a realização de mais competições de esportes eletrônicos em estados com menos investimento nos games.
Da Rádio Câmara, de Brasília, João Gabriel Freitas
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.