16/02/2024 16:35 -
16/02/2024 16:35 -
COMISSÃO APROVA A CRIAÇÃO DA SEMANA OLÍMPICA E PARALÍMPICA NAS ESCOLAS. O REPÓRTER JOÃO GABRIEL FREITAS CONTA COMO DEVE FUNCIONAR.
Avança na Câmara dos Deputados a regulamentação da Política de Atenção Integral à Saúde do Homem. O texto (PL 6568/13) aprovado pela comissão de saúde reúne 5 projetos (PL 6.669/13, PL 6.011/16, PL nº 1.749/22 e PL 3.127/21), inclusive um que foi enviado à Câmara pelo Senado em 2013.
As propostas acrescentam à política de saúde pública ações de prevenção e tratamento de doenças que acometem predominantemente a população masculina. Além disso, o texto aprovado inclui na lei a campanha “Novembro Azul”, dedicada a ações de prevenção ao câncer de próstata e de promoção da saúde do homem. Atualmente, a campanha é uma iniciativa do Ministério da Saúde e não está prevista em lei.
Por sugestão da deputada Flávia Morais (PDT-GO), do PDT de Goiás, o relator na comissão, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), do Republicanos do Paraná, também incluiu na proposta o cuidado com o câncer colorretal em homens. Segundo a norma, serão priorizados os exames e diagnósticos de pacientes que apresentem mais fatores de risco relacionados à doença.
Segundo o Ministério da Saúde, esse tipo de câncer acontece no intestino grosso e no reto. A doença é tratável e, na maioria dos casos, curável ao ser detectado com antecedência, ou seja, antes que se espalhe para outras partes do corpo.
Diego Garcia cita em seu parecer que já existe uma política de atenção à saúde do homem estabelecida pelo Governo Federal no SUS. Porém, o parlamentar argumenta que a iniciativa não invalida o projeto, que será mais um incentivo à disseminação de informação.
“Você permite um maior acesso à informação, que é fundamental principalmente diante desse cenário de resistência por parte do homem, que arruma mil desculpas para evitar ter que fazer uma consulta, fazer um exame. Promove também a inclusão dos homens e aumenta a procura dos mesmos ao profissional de saúde, ao médico e a realização desses exames que estão são tão necessários para auxiliar e atuar na prevenção de doenças”.
A proposta de regulamentação da Política de Atenção Integral à Saúde do Homem segue para análise da Comissão de Finanças e Tributação.
Da Rádio Câmara, de Brasília, João Gabriel Freitas
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.