16/02/2024 16:14 - Esportes
16/02/2024 16:14 - Esportes
COMISSÃO APROVA A CRIAÇÃO DA SEMANA OLÍMPICA E PARALÍMPICA NAS ESCOLAS. O REPÓRTER JOÃO GABRIEL FREITAS CONTA COMO DEVE FUNCIONAR.
No ano das olimpíadas de Paris, avança na Câmara de Deputados um projeto (PL 5015/19) que institui a Semana Olímpica e Paralímpica nas escolas públicas. O objetivo da proposta é criar um marco anual na educação brasileira para incentivar o exercício físico e os valores da cultura olímpica, como espírito esportivo, solidariedade e respeito.
Pela proposta, competições e dinâmicas devem ser desenvolvidas de forma multidisciplinar e devem seguir o planejamento pedagógico de cada escola.
O projeto foi aprovado pela Câmara em 2019 e enviado ao Senado. Os senadores fizeram duas alterações principais. O texto original (PL 4.129/12) determinava que a semana olímpica se iniciasse obrigatoriamente no dia 23 de junho — Dia Olímpico Internacional.
Porém, o Senado sugeriu que a data fosse usada apenas como referência para a realização do evento. Assim, as instituições de ensino teriam autonomia de escolher o período da semana olímpica de acordo com as suas particularidades.
Outra alteração indicada pelo Senado é a inclusão dos valores paralímpicos. Dessa forma, o evento também serve como instrumento de incentivo ao esporte de pessoas com deficiência.
As alterações foram aprovadas pela Comissão de Educação da Câmara. O relator na comissão, deputado Rafael Brito (MDB-AL), afirma que a soma do esporte paraolímpico reforça o poder inclusivo da educação.
“Integrar e incluir pessoas com deficiência dentro do ambiente escolar é um jogo de ganha a ganha para todo mundo. Ganha de quem está sendo incluído e ganha para aqueles que estão recebendo a pessoa com deficiência, que aprendem, no dia a dia, o quão é importante a tolerância, a inclusão.”
Agora, a criação da Semana Olímpica e Paralímpica nas escolas públicas será avaliada pela comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.
Da Rádio Câmara, de Brasília, João Gabriel Freitas
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.