15/02/2024 17:14 - Trabalho
15/02/2024 17:14 - Trabalho
COMISSÃO APROVA PROPOSTA QUE INCENTIVA CONTRATAÇÃO DE MULHERES NA CONSTRUÇÃO CIVIL. A REPÓRTER PAULA MORAES TEM MAIS INFORMAÇÕES.
Uma proposta aprovada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher prevê a realização de convênios entre o governo federal e estados e municípios para incentivar a contratação de mulheres pela construção civil (PL 2315/23). Os convênios poderão ser estabelecidos em cidades com mais de 50 mil habitantes.
Segundo o texto, empresas do setor que participarem de licitações poderão reservar a mulheres entre 5% e 10% dos cargos operacionais e gerenciais.
O programa tem, entre seus objetivos, executar ações em rede, por meio de convênios com os governos para implementar políticas de emprego, renda e desenvolvimento econômico de mulheres; qualificar mulheres por meio de cursos oferecidos por convênio com instituições federais; e difundir informações sobre o direito de igualdade da mulher.
Relatora do texto na Comissão da Mulher, a deputada Franciane Bayer (Republicanos-RS) afirma que a construção civil ainda é um ambiente muito masculino.
“Um programa que lança a capacitação, a qualificação dessas mulheres e uma pequena reserva de vagas para as mulheres atuarem na construção civil. É importante a gente falar sobre isso porque hoje ainda é um ambiente muito masculino, mas não quer dizer que não existam mulheres que exerçam essa profissão. Inclusive eu tenho uma amiga que é mestre de obras. Então quando a gente fala disso é trazer essa visibilidade pra essas mulheres, e essa oportunidade de mais um meio de busca de trabalho, de inserção e mostrar que a mulher pode estar em todos os espaços que ela desejar.”
A proposta que busca incentivar a contratação de mulheres pela construção civil será analisada ainda pelas comissões de Trabalho; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Paula Moraes.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.